quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

UM POLÍTICO DECENTE.

Estamos vivendo a segunda quinzena de janeiro e já começam a surgir sob o belo céu de Brasília as informações sobre quem vai sair e quem vai ficar atuando no governo da presidente Dilma.
Brasilia, onde tudo acontece.
É bom lembrarmos que o povo brasileiro tem aprovado os atos da presidente e considerado muito bom o seu governo. Não devemos nos preocupar com  as mudanças que serão obrigatórias, porque alguns dos atuais ministros irão disputar alguma vaga nas eleições de outubro deste ano. Assim a conduta ou a filosofia governamental continuará sendo a mesma.
"O que importa é a presidente Dilma continuar com o seu programa porque ela é inteligente e independente disso tudo."- diriam os adeptos partidários e situacionistas.
"Mudam-se apenas as moscas.A cáca fétida continua,"-diriam os oposicionistas.
Tudo bem ou mal, é possível que alguma coisa venha a ser mudada porque cada Ministério segue, acima de tudo, as ordens e a maneira de trabalhar do seu ministro., independente, talvez, da filosofia de governo da Dilma. Se houver conflito ou alguma batida de frente, ela muda outra vez. Alguém duvida?
"Ela sabe o que faz. É por isso que ela é querida pelo povo"- diriam os situacionistas.
"Nada disso! Tudo irá depender do aval do Lula. Ele é quem manda, mesmo!"- diriam os oposicionistas.
E assim,  o Brasil caminha, com os situacionistas e os oposicionistas em conflitos constantes sobre a feitura das leis e das normas governamentais e unidos  no momento da partilha dos bônus do dinheiro publico. E o pior é que per seculae seculorum a coisa irá caminhar para o mal do povo e o bem dos nossos políticos. E vejam bem, eu disse  coisa!  Alguém duvida? Que coisa, não?
Entretanto, as mudanças virão e uma delas já está confirmada: é a substituição do atual ministro da educação. Quem irá assumir a pasta da educação será o ministro da ciência e tecnologia, Aloizio Mercadante, que deixará este ministério.
Devo confessar que eu conheço Aloizio - me permitam chamá-lo desta maneira - desde a sua juventude, quando fui seu professor e orientador, no Colégio Canadá, em  Santos.
Alozio Mercadante, político decente!
Ele sempre se manifestou ser um contestador de tudo aquilo que via e ouvia. Gostava de opinar e participar de discussões. Oriundo de uma família de militares, ele sempre se mostrava atencioso e gostava de conversar sobre muitos assuntos, menos de política porque, naquela época, o Brasil estava sob o domínio dos militares. e isso não era aconselhável. Política estava em baixa.
Ao mudar de Santos para o Rio de Janeiro, Aloízio foi até a minha sala para se despedir e agradecer muito do que ele aprendeu comigo sobre tantas coisas, naquela escola.
Confesso que só fui encontrar novamente  o Aloizio, muitos anos depois,  na Câmara dos Deputados, em Brasília, quando ele já era Deputado Federal pelo PT. Conversamos muito sobre o basquetebol brasileiro e ele me confessou ser, naquela época, um torcedor do time e Rio Claro que disputava com Franca o melhor basquetebol do Brasil. Ah, que saudades!
Na sua campanha para o senado da República,  encontrei-me novamente com Aloizio que me convidou a visitá-lo, quando eu estivesse em Brasilia. Não deu certo. Passei a acompanhar, à distância, os trabalhos desse meu ex-aluno e me sinto alegre e feliz em saber que fui um dos seus professores e orientadores educacionais, na época em que a sua personalidade estava em formação. Época difícil!
Há dois anos, quando eu dirigia o Jornal da Manhã da Rádio Excelsior/Jovem Pan de Rio Claro,já como senador, Alozio me pediu para ser entrevistado sobre algo importante para o país e que ele queria dar em primeira mão para mim.  A entrevista foi maravilhosa. Depois, fora do ar, eu cumprimentei o antigo aluno e declinei o meu descontentamento com o partido a que ele pertencia porque, a maioria de seus políticos, usavam da mentira para alcançar os seus objetivos. Graças ao seu comportamento educado para com a minha pessoa, Aloizio agradeceu a oportunidade de falar naquela emissora e afirmou que continuaria aguardando a minha visita, em Brasilia, independente da simpatia ou não que eu tivesse com o seu partido." Entre nós, a amizade do aluno com o  professor seria sempre o mais importante."ele afirmou.
Este é o Aloizio Mercdante, meu ex-aluno, um político decente com muito destaque no cenário político brasileiro que assumirá, dentro de alguns dias, o principal ministério da Republica, o órgão governamental responsável pela educacão e formação de todo cidadão brasileiro.
A partir daí, ele é quem será o meu orientador educacional e de . . . vida, pois a minha vida sempre foi a de um educador. Com certeza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário