terça-feira, 17 de janeiro de 2012

OS TRÊS ELEMENTOS DO SUCESSO



OS TRÊS ELEMENTOS DO SUCESSO

Eu li algumas palavras sobre liberdade, compreensão, conhecimento, consciência e parei de pensar e por algum momento, procurando entender e concordar com aquilo que havia lido.
Leiam este pensamento: "LIberte-se da necessidade de culpar quem quer que seja, inclusive você mesmo. Todos nós estamos fazendo o melhor possível com a compreensão, o conhecimento e a consciência que temos."
Vocês já perceberam que para tudo que nós fazemos há sempre alguma desculpa engatilhada, se algo sair errado?  Pois é. Essa desculpa está diretamente integrada na culpa que jogamos em alguém ou em algum objeto que tenha nos prejudicado ou impedido o que pretendíamos realizar. Jamais colocamos a culpa em nós mesmos. É a característica de quem tem o complexo de inferioridade escondido e fica atrás de um ato visando enganar ao próximo. Isso pode ou deve acontecer com todo ser humano, porque 
todo mundo gosta de contar vantagens do que fez ou do que viu. Isso é natural no humano, ao se utilizar erroneamente da sua razão ou do seu raciocínio, para  chegar ao seu intento. Se consegue, vai perceber no final, que enganou a si próprio porque somente ele sabia a verdade e ela lhe deu essa conclusão.
Aí então, vem a pergunta: valeu a pena? 
O silêncio da resposta pode dominar o ambiente. 
A procura de uma vitória ou de um sucesso na vida deve-se caminhar por uma única rota, denominada de melhor possível.  Se você não conseguir fazer ou alcançar o melhor nos seus atos, pode desistir que você não irá a lugar algum, com certeza.
A compreensão é o seu primeiro obstáculo colocado nesse caminho e você terá que enfrentá-lo. Compreender o que se passa com você  e com as pessoas que o cercam e que deverão ajudá-lo é a principal base de qualquer dos seus esforços. Porém, para compreender as suas próprias atitudes, faz-se necessário o conhecimento daquilo que se pretender alcançar. Se você não conhece as finalidades que buscará, como poderá chegar ao final da jornada?  Para tudo há um objetivo a ser procurado e alcançado. Caso isso não aconteça, o fracasso estará determinado antes de ser dado o primeiro passo. Se compreender é importante, o conhecer é primordial. Ambos se completam.
Ainda assim, para fecharmos o pacote que nos dará a forma de agirmos com a liberdade e com a compreensão e o conhecimento da causa buscada, há a necessidade ímpar de contarmos com a  nossa consciência. De nada adianta tentarmos alguma coisa com esforço próprio e na crença em nós mesmos, se não tivermos a consciência de sabermos como partiremos ou como encerraremos a nossa caminhada.
Se resolvemos enfrentar qualquer problema que surge  à nossa frente, precisamos colocar na nossa bagagem intelectual esses três elementos: a compreensão sobre o que queremos fazer; o conhecimento dos recursos que utilizaremos e a consciência de que tudo dependerá de nós mesmos e não procurarmos jogar a culpa em quem quer seja e tentar o plano "B" para nos enganarmos. Há uma razão para a escolha do que queremos. Sempre! Esta razão estará ligada à nossa força de vontade ou qualquer outra força que esteja em nós.
Conclusão: A força está na capacidade de cada um e esse cada um  representa um segredo que levamos em nossa companhia, dentro de nós, para onde quer que sigamos ou para qualquer caminho que escolhermos. 
O resto. . . bem, é conversa pra boi dormir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário