sexta-feira, 9 de novembro de 2012

PLANEJAMENTO É VIDA.

O título deste artigo pode levar às pessoas a se complicar com  o tema. Eu explico.
Tudo na vida de alguém inicia com algum planejamento, ou seja, pensando no que irá fazer ou agir para conseguir o seu objetivo de vida. É aqui que mora o perigo, porque todos nós somos diferentes uns dos outros e assim costumamos planejar diferentes as nossas vidas.
Mas o que vem a ser o verdadeiro significado da palavra "planejamento"?
Vamos a um exemplo. Você entraria em algum lugar onde corre o risco de poder ser ferido ou morto por bandidos de péssima qualidade, só para beber uma "Crush",- onde fui buscar esse nome? - é aquele suco gaseificado de laranja engarrafado pela Coca Cola, ou um copo de leite morno? Se planejar não entrará nunca neste local. Será? O critério é seu.
Muita gente sabe que qualquer passo dado é resultado de um planejamento pré concebido a si mesmo, para evitar aborrecimentos no futuro, porque sabe da sua importância para esse mesmo futuro incerto e não sabido.
É necessário sabermos, já que o futuro é incerto, se ele não deixará de existir. Por isso, devemos estudar o nosso planejamento com certo cuidado para enfrentá-lo, porque somente saberemos da autenticidade da sua validade quando esse futuro chegar. Poderá até vir a ser diferente do que havíamos pensado. Há a necessidade de inventarmos como será esse futuro. Daí, ao chegarmos a essa conclusão, é que devemos planejar como daremos os passos certos para caminharmos com o destino para ele,  o futuro! Somente com um bom planejamento nos ajudará a vencer os desafios que surgirão à nossa frente. com  cerrteza.
Planejar é escolher o que iremos fazer e essa conduta poderá implicar no abandono muita coisa já conseguida, porque estaremos estabelecendo novos critérios para a construção de um futuro melhor.  Através do planejamento é que iremos ver com a maior clareza para podermos escolher com retidão e a correções sugeridas em nossos planos. É o planejamento que reduz o cometimento de erros e, com isso, nos indica sempre o melhor caminho a ser percorrido na busca do nosso destino. É ele que nos mostra, com certa antecipação, os possíveis enganos que poderão  apontar os obstáculos a serem vencidos e amplia os nossos horizontes e, consequentemente, nos abre o caminho para o sucesso.
Planejar é importante desde o momento em que abrimos os nossos olhos ao acordarmos de uma noite bem ou mal dormida. O resto virá com  o decorrer do dia.
Uma das regras para um bom planejamento é sairmos de onde estamos, utilizando os recursos que teremos para chegar onde queremos. Essa seria a regra geral para se planejar, mas há necessidade de conhecermos também outras mais, como as que indicam  quais os recursos que possuímos e onde pretendemos chegar.
Jamais abandone o seu planejamento de vida que lhe será sempre importante. Ele somente deixará de ser feito com a chegada da morte. Daí, em diante, você não poderá mais planejar. Está morto!  Porém, antes de morrer, poderá fazer um planejamento da sua morte e, se for possível, como será o seu velório e o seu repouso final dentro de um túmulo ou enterrado com sete palmos abaixo do solo, num cemitério qualquer.
Então a partir daí o planejamento não será mais seu e passa a ser do . . . coveiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário