sábado, 3 de novembro de 2012

DROGADO? QUEM É QUEM?

Eu tive uma adolescência muito boa o que para muitos não foi tão boa assim.
Mas, deixo tais comentários de lado e vou naquilo que interessa.
Seguindo os conselhos do meu pai, que foi uma figura bastante silgular e autêntica, principalmente no quesito da seriedade e da honestidade, procuro colocar naquilo que digo os seus ensinamentos morais.
- Se você pretende seguir a carreira de esportista, afasta-se dos vícios, principalmente do alcóol que tem a missão de deteriorar a saúde dos que bebem além dos limites.
Não fui tão fiel assim a esse ensinamento, mas procurei, na verdade, chegar perto. Não fui da geração coca-cola mas da geração guaraná. Meus companheiros afogavam as suas mágoas nas doses de cerveja ou da Cuba Libre enquanto que eu me afogava nos copos de guaraná.
Talvez, por isso, alguns desses meus colegas beberrões juvenis, tornaram-se viciados em bebidas alcóolicas e agora, após os sessenta anos de idade, estão pagando caro com a sua saúde debilitada, graças as suas opções do passado que influenciam nas suas doenças de idosos de hoje.
Todo mundo sabe que qualquer bebida que contenha alcóol em sua composição é uma espécie de droga. E,vou mais adiante, ao citar as palavras de um médico:
-É a única droga que não tem cura. Se você ficar um tempo sem beber, e de uma hora para outra colocar uma gota de bebida alcóolica em sua boca, a droga voltará com a força total e você saberá que jamais foi curado do vício da bebida. É tiro e queda! 
Para todas as demais drogas há cura. Para a bebida alóolica, não. É, simplesmente, incurável! 
Há pessoas que pensam que ao tomarem apenas uma garrafa de cerveja por dia não lhe causará o vicio da bebida. Ledo engano. O seu sangue estará reclamando diariamente desse elemento negativo - o alcóol-  e, assim, você se tornou um viciado, ou melhor, um drogado.
Há outros que dizem beber socialmente nos finais de semana, como num churrasco, etc.
Perguntei a um deles o quanto ele  bebia nos finais de semana:
 - Uma caixa de cerveja ou quase isso - foi a sua resposta.
Feitos os cálculos, a dosagem de alcóol assimilado pelo sangue desse bestalho, dará a ele um lugar para a história dos drogados. A sua!
Além de se tornar um drogado ao saciar o seu vicio de drogado em alcóol, há a inconveniência do comportamento ante social do dito cujo. Após algumas doses ou copos da "loirinha", o beberrão, na sua maioria, fica impossível e pensa ser um  "cover" do Michel Tyson. Quer bater e morder todo mundo.
- Cuidado com quem bebe, depois da segunda garrafa da cerveja.
Eu ouvi esse conselho e procurei ficar atendo no seu conteúdo.
Habitualmente, uma vez por semana encontro-me com amigos e vamos jantar juntos. As bebidas oferecidas são: cerveja, refrigerantes e água mineral.
Quinze minutos depois do início do jantar, percebo que alguns já estavam navegando em águas jamais navegadas pelo bom senso. Procuro não discutir ou comentar qualquer assunto com  tais e quetais. Aqueles que não fazem o mesmo que eu faço, acabam gerando discussões onde até as amizades são encerradas.
- Jamais discuta com pessoas que tenham um copo de bebida alcoolica nas mãos. Você perde a discussão e ainda pode acabar apanhando.  Pode levar vários tabefes e socos do beberrão que, pela força do vício, nem sabe o que está dizendo ou fazendo. Mas aí já será tarde, porque o acontecido já aconteceu. Uma amizade poderá estar terminando naquele momento.
Valeu a pena? 
Não sei. Só conheço os males que a droga das bebidas trazem para as pessoas. As alterações do comportamento humano oriundas do consumo de bebidas alcoolicas é um típico caso triste e condenável para qualquer um, além de insuportável  e condenável.
Mas, condenado por quem?
Você já observou a avô ou o pai de uma criança ensinando ela colocar o dedinho na espuma do "chopp" e prová-lo. Eis aqui, o  inicio do vício de um futuro drogado.
O que você pensa a respeito disso?
Você fica com a sua resposta porque eu já tenho a minha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário