quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A CORRUPÇÃO AINDA CONTINUA

Paris, França. Um dia qualquer do ano 2000. 7,00 hs. da matina. Eu e a minha mulher estamos acomodados em duas poltronas de um vagão luxuoso do Eurostar.  Objetico: chegar em Londres, três horas depois de sair da Gare du Nord, de Paris. Apenas três horas de viagem confortável, num trem de altíssima velocidade e que passaria por baixo das águas salgadas do Mar de Norte,  entre a França e a Inglaterra. Bacana . não?
Na hora marcada o trem partiu e, em poucos instantes, já atingia a super velocidade de  300 km./hora. Sabe lá o que é isso. O trem brasileiro mais rápido não chega a ter a velocidade acima de 60 km./h. Faça a comparação. Pois é. Estamos ,há vinte anos, sonhando em colocar e funcionar um trem semelhante entre Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro e a coisa não sai do papel. É dinheiro gasto que não acaba mais. Brasília, a maior enganadora de projetos do mundo. São projetos que não saem, do papel. Nunca!
Mas o dinheiro sai!
Ainda vou acabar queimando a minha língua, com tal afirmativa. Mas é a pura verdade. Ou não é?
Dizem que a corrupção na política brasileira vai mudar depois que o STF condenou políticos famosos a dormirem na cadeia durante de 10 anos. O povo aplaudiu se esquecendo que no Brasil a classe política é forte demais e pode tudo. Já estão encontrando saídas para esses condenados ficarem fora da prisão. E muitos ainda vão continuar a serem deputados federais, diretores bem remunerados,etc.
Mas isso acontece em todos os países do mundo, me dizia Charles, o amigo intérprete que me acompanhou na viagem do Eurostar, entre Paris e Londres.
Ao chegarmos na estação Princesa Victoria, em Londres, observei que o trem, depois que entrou no solo britânico, reduziu a velocidade para 80km/h. ou até 100km/h. Perguntei o por quê disso ter acontecido.Veio a resposta:
"Vocês brasileiros acham que somente em seu país é que existem políticos corruptos. Aí é que vocês se enganam. A corrupção existe em todos os países. Até aqui, na Inglaterra, sob os olhares frios da nossa Rainha que, na verdade, não manda nada, só gasta dinheiro do Estado com toda as sua família real inglesa, isso passou a ser comum no famoso e correto, entre parênteses, parlamento inglês."
Surpreendi-me com o que eu ouvi  Charles continuou:
"Você me perguntou o por quê o trem Eurostar reduziu a sua velocidade ao entrar na Inglaterra. Acontece que houve um compromisso entre os governos da França e da Inglaterra, Algo parecido com o projeto do avião Concorde.  Assim, para a construção e colocação das vias férreas do Eurostar, cada país se responsabilizaria pelo acordo em trabalhar e instalá-lo no seu solo, ou seja, no solo do seu país. A França cumpriu o acordo no tempo previsto. Pagou tudo direitinho e a Inglaterra somente terminou de cumprir o  acordo dez anos depois, ou seja no ano passado. Pagou direitinho, duas vezes! Na primeira, o compromisso foi pago, não se sabe até agora a quem. A segunda vez pagou certinho a quem de direito para honrar o compromisso com a França, já desonrado."
- E quem ficou com a enorme verba britânica da primeira vez? - perguntei.
- Essa pergunta deverá ser feita aos que trabalham naquele enorme e cumprido  edifício, ao lado do Big Ben, conhecido como Parlamento Britânico."
Daí em diante, mudei de papo. Fiquei aliviado em saber que na Inglaterra- vejam bem, na Inglaterra, sede da Gran Bretanha -  a corrupção se prolifera como se fosse um pais sub-desenvolvido qualquer. Incrível, mas verdadeiro.
Ao virar as páginas de um livro com o titulo de  "A Palavra da Corte", adquirido na biblioteca da Imprensa Oficial, em Brasíla, fiquei  estupefato - gostaram disso? - ao saber que o Imperador D.Pedro, ao perceber que não havia nenhuma nau para vigiar o imenso litoral imperial brasileiro, solicitou à Assembléia Geral a aprovação de compra de três  naus de vigilância, construídas na Inglaterra, para as segurança do nosso litoral e da nossa Pátria, até ali, Imperial.
Claro que a Assembléia Geral aprovou, com louvor, o pedido do Imperador. O Brasil precisava de segurança do seu território, diziam os congressistas. Não negavam nada ao Imperador brasileiro.Se negassem, poderia custar os cargos que ocupavam naquele local.
Os ingleses não receberam nenhum centavo do governo brasileiro e, portanto, não  entregaram nenhuma nau ou um barquinho de papel que seja, para o nosso país. Ao saber disso, o Imperador brasileiro mandou verificar onde foi parar o dinheiro saído do tesouro do Império brasileiro. Até' hoje, ainda está sendo procurado ou procurados os autores do primeiro ato de corrupção e ladroagem do nosso império brasileiro. Eis aqui, como nasceu a corrupção na política brasileira.  Ainda mais, sob o comando do Imperador D. Pedro I, alguém considerado duro de roer e inimigo fidagal - essa foi da pesada - dos políticos. Será?
A verdade é que a corrupção manda e comanda e não existe ninguém que possa freá-la. O dinheiro ainda é a moeda forte da vida dos homens. Eu disse e repito: v.i.d.a! 
Para tudo há um valor a ser pago. O valor agregado ao valor normal cobrado,  ou comissão, como queiram alguns. Às vezes fica difícil o pagamento. Mas fazer o quê?
É aqui que o bicho pega e nós somos pegos a qualquer momento e pagar pela estravagância disso tudo. Com certeza!
A palavra chave da corrupção, em atos de venda e compra  ou  compromisso político é o tal do valor agregado. Onde ele estiver sendo cobrado, sabemos que é ilegalmente anormal. Ele se fantasia de legal, porque alguns políticos influentes fazem isso e acabam aprovando os absurdos praticados, na Casa de Leis, em Brasilia. E teremos que cumprir o que eles aprovam. É a regra gera do jogo. Quem não cumprir vai pagar caro por reclamar e c'est fini! Está fora do seu quadrado.
Durma-se, em qualquer lugar do mundo,onde a corrupção prolifera, com um barulho desse.



..

Nenhum comentário:

Postar um comentário