quinta-feira, 1 de novembro de 2012

ESTADO DE ESPÍRITO

Entro numa lanchonete e peço uma vitamina, mais conhecida como vitaminado ou frutas picadas e trituradas na liquidificador, levando a mistura do leite, do açúcar e gelo. Pronto!
Brinco com a senhora que me atende e fico sabendo que era o dia do seu aniversário. Olho para meia dúzia de pessoas que estavam aguardando o atendimento de seus pedidos e comando um parabéns para você, dirigido a ela.
Sucesso. Todos cantam e sorriem. A aniversariante deixa brotar algumas lágrimas dos seus olhos e me disse:
- Nunca fui homenageada assim. Estou emocionada!
Engraçado como são as pessoas.
Somos diferentes na maneira de pensar e agir mas,m quando somos feridos, os nossos sentimentos e a emoção aparecem e tudo fica simples e contagiante. Foi o que aconteceu com aquela senhora, que estava ficando mais velha deidade, naquele dia. Simpática e brincalhona com os fregueses, ela tirava tudo de letra. Sabia a hora de brincar e o momento de se mostrar uma pessoa bastante séria. Eu a admiro muito por isso.
Saí daquele local me sentindo aliviado por ter feito uma pessoa feliz.
Você sabe o que significa fazer alguém feliz?
Sabe? Então porque não faz disso um costume diário, ou seja, fazer pessoas felizes. É difícil, não é?
Que nada. É fácil ate demais. Vai depender do seu estado de espírito.
E por falar nisso, você sabe o que significa estado de espírito?
Não sabe? Então anota aí.
Estado de espírito é um momento que marca a nossa personalidade. Uns tem essa espécie de ação porque o estado de espírito é uma ação individual e exclusiva das pessoas. Todas tem  a  característica de se emocionar e, com tal emoção, livra-se do seu conteúdo que está grudado ou solto na sua mente e influindo em tudo aquilo que você faz ou está fazendo. O estado de espirito está implícito nas nossas ações  e elas acabam se identificando ou não com as que são emitidas pelas outras pessoas. Há, neste momento, um compartilhamento de interesses sobre a mesma ação e acabamos nos sentindo melhor estimulados em praticá-las.  Nasce no nossos espírito - ou mente(?) - a vontade de ser útil ou não para determinada pessoa ou coisa. Deu pra perceber?
O estado de espírito é individual e jamais será coletivo. Depende de cada um e da sua maneira de pensar e ver as coisas à sua frente. Por sermos diferentes uns dos outros, sabemos o que acontece quando o nosso estado de espirito se identifica com o estado de espirito de outra pessoa. Acaba tudo em festa e mais festa. Alegria!
Por isso, aquela meia dúzia de pessoas sorriram e cantaram  homenageando a aniversariante do dia. Todas compartilharam o seus sentimentos e emoções numa única espécie de estado de espírito. Eu não disse coletivo estado de espírito porque isso não existe.
Estado de espírito é algo para estudarmos constantemente porque ele pode nos levar a momentos felizes e também para momentos e fatos infelizes e perigosos. Tudo depende de cada pessoa.
Quando a  mim, eu sempre procurei nortear o meu estado de espírito para as coisas boas e acontecimentos construtivos e jamais destrutivos. Assim, sempre fui feliz com ele e espero que muitos sejam como eu sou. 
Quando ouço algo de Vinicius de Moraes ou outro poeta brasileiro mostrando um magnífico estado de espírito em suas canções, entendo o que significa que o orvalho é a lágrima da flor ou que o amor é a coisa mais triste quando se desfaz. Assim, entendo que nesse momento, o meu estado de espirito se compartilhou com o do poeta.Muito bom!
E o seu? Como é que ele anda?

Nenhum comentário:

Postar um comentário