quarta-feira, 3 de outubro de 2012

TÚMULO CAIADO OU VERGONHA NA CARA

Segundo os entendidos, a ingratidão,  nos faz entrar no mundo dos esquecidos podendo nos causar alguma doença, até incurável, porque somos comandados pela nossa mente e ela sente tudo o que acontece em cada um de nó. . . e se estremece!
Talvez tenha sido esse o motivo ou a causa do aparecimento de um enfarte no órgão cardíaco ou um tumor em outros órgão, e ambos nos levam para o subsolo,  dentro de um caixão de madeira, mais conhecido pelos marginais como um presunto encaixotado.
Perceberam que para tudo o brasileiro inventa um  apelido?
Ontem, eu estava me submetendo à uma aplicação de quimioterapia na unidade oncológica da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro, graças ao SUS que me assiste de maneira sensacional. Engraçado! Quando se fala em SUS neste Brasil, somos levados a pensar no descaso e na falta de uma assistência adequada para um doente. Tudo porque as despesas são pagas pelo governo e isso, ou seja, tudo que é de graça, os negativistas afirmam que não merece crédito. Será mesmo?
Confesso que fiquei assustado quando soube que  o meu plano de saúde, feito com a UNIMED, não cobria as aplicações da quimioterapia. Procurei saber o preço de um tratamento de 18 aplicações. O valor para cada unidade ficava entre 9 mil a 11 mil reais. Onde eu iria conseguir tanto dinheiro para me safar de uma doença que, se alastrar em mim, a morte seria inevitavelmente rápida? Confesso que procurei o SUS e consegui a aprovação do meu tratamento.  Restava conhecer como seria esse tratamento pelo SUS. Seria ele igual ao da UNIMED ou inferior como muitos afirmavam e me alertavam: "o SUS é de graça, é do governo. cuidado!".
Fui ao local onde seria submetido ao tratamento  e fiquei com a cara no chão.  Tudo ali estava de acordo com o que há de mais moderno no campo do tratamento do câncer. Simplesmente um local cinco estrelas que me levou a ter certeza de que dali eu sairia curado, como estou me sentindo agora.
Sob o comando do dr. Leandro com  a assistência da enfermeira Marcela e dos técnicos Rosan, Juliana, Mariana e muitos outros funcionários, percebi que eu estava numa das dependências abençoadas por Deus, guardado por anjos pertencentes a uma unidade de Misericórdia, como é a nossa Santa Casa. E pensar que esse hospital vive de doações para se manter ativo com seus setecentos funcionários. Como diria o Padre Luiz Carlos: "é coisa do Altíssimo". E como?  O seu plano de saúde é um sucesso e dá, até certo ponto, a ajuda para que a Misericórdia continue funcionando para atender aos necessitados de Rio Claro e das cidades vizinhas.
E pensar que tem gente invejosa e má que critica a Santa Casa. Num breve futuro, serão esses críticos de araque que necessitarão da ajuda humanitária da Santa Casa. Duvida? Eles não sabem e somente saberão o que significa uma Casa de Misericórdia para uma população como a de Rio Claro. quando dela necessitarem.
Nilson, o meu companheiro de quimioterapia de todas as quartas feiras, numa das salas da Oncologia da Santa Casa me explicou o que significava o apelido de "túmulo caiado" que ele havia dito tentando descrever a conduta de um amigo doente.
'Trata-se de um túmulo do cemitério que é totalmente caiado na época de finado e fica muito bonito. Só que dentro dele, tudo está podre."
 Fiquei pensando nas palavras ouvidas e percebi que além de bem explícitas, elas são verdadeiras.
Transportei a definição para o corpo humano e conclui que somos iguais ao "túmulo caiado", ou seja, bonitos por fora e podres por dentro. Querem mais?
Novamente eu confesso que me sinto curado do câncer que havia se alojado no meu reto e, após a sua retirada, a quimioterapia desalojou todas as células ou resquícios dessa doença  do meu sangue.
ESTOU CURADO! CURADO MESMO!
Quando puder sentir as forças para tal,  jamais serei  um "túmulo caiado" porque a Santa Casa de Rio Claro precisa de mim e de todos, sem exceção. Rio-clarense que ama verdadeiramente a sua cidade e a própria vida precisa estar sempre ao lado da nossa Casa de Misericórdia, para o que der e vier.
Ninguém e forte suficiente  para querer carregar sozinho a bandeira da Misericórdia e nem tão fraco para deixar de ajudar os outros a carrega-la. Somos todos apenas UM. Mas esse UM se somará aos outros UNS e, juntos, faremos da saúde e da assistência hospitalar algo que  nos sentiremos honrados por pertencermos a sociedade civil e unida desta Cidade Azul das Orquídeas.
"Túmulo caiado" pertence a quem não acredita na força espiritual  de cada um, mas aqueles que só pensam em si mesmos e aparecerem para  criticar.
Depois, se arrependem e tentam mudar o jogo. Percebem que falta a vergonha em suas caras.
Aí poderá ser tarde. Os enfartes e as doenças oncológicas que o digam, por que elas chegaram.

Um comentário:

  1. O tumulo ou sepulcro caiado é limpo e bonito por fora e por dentro é podre e fedido por dentro: então assim são pessoas que convivemos que a primeira vista é elegante, maravilhosa só que por dentro é má e desonesta.

    ResponderExcluir