quarta-feira, 24 de outubro de 2012

UMA SAÍDA COVARDE.

'Sem comentário!
Você já ouviu alguém dizer essa frase alguma vez?
Claro que já ouviu e deve ter ficado putinho da silva. Ou não?
Pois é. Ontem, eu ouvi um amigo me responder a uma pergunta sobre algo sem muita importância. Mesmo assim, eu me senti surpreso e até ofendido, se fosse esse o qualificativo empregado corretamente.
O cidadão pensa, re-pensa e faz uma pergunta e ouve como resposta de um outro cidadão;  sem comentário!  
É de lascar, não é?
Há pessoas que consideramos amigas ou conhecidas e que sempre estão ao nosso lado conversando, trabalhando, se divertindo, dançando, etc, etc,etc, e batemos os papos diários, comentando tudo o que rola ao nosso lado ou que acontece numa cidade interiorana, como esta que escolhi para viver. Aliás, aqui eu nasci e tenho a impressão que aqui eu morrerei. Quando isso acontecer, o meu corpo - a alma já se foi e deverá estar respondendo ao processo celestial diante de anjos e arcanjos - será colocado num caixão de madeira que, por sua vez, será colocado numa das gavetas pré-determinadas,  no túmulo da minha família digo, dos meus avós Victório e Anolina. Saudades!  
E quando isso acontecer, muitos parentes, amigos e conhecidos estarão no velório conversando sobre a minha pessoa e o meu tempo de vida vivido. Até piadas serão contadas diante do meu caixão. Pelo menos, isso é normal em qualquer lugar do mundo. Entretanto, poderá surgir alguém que, ao ser indagado sobre o morto ,dirá:
sem comentário!
Provavelmente eu poderei reagir e tentar me levantar do caixão para tirar satisfação com aquele mau caráter. Mas terei de pensar nas outras pessoas mais velhas que, ao me ver levantando de dentro do caixão, poderão ter ataques do coração e me substituírem naquele cenário mortífero, digo fúnebre. Esta palavra é melhor do que mortífero. Né não? Pois é!
Para tudo, a expressão sem comentário ocupa espaços e mais espaços para que aquele que a utiliza encontre uma maneira de fugir do assunto ou sair-se de fininho e nada dizer. Fugir da raia seria o mais correto.
' É o retrato da falsidade", diriam uns. "É o símbolo da covardia", diriam outros.
Eu diria que tudo isso deve ser considerado, porque se trata de uma saída antes do término do jogo. É a entrega anormal do apressado sem rumo para não ter qualquer comprometimento ou vinculação com certa situação, se disser alguma coisa. Medo seria a verdade ou a verdade não teria espaço, naquele momento, e fugiria, cedendo lugar para o medo . Acho que é isso.. Também, se não for, posso usar, sem medo, covardia ou fuga a expressão em discussão: sem comentário.
Sem comentário é coisa de covarde. Posso não ser covarde, como não sou, mas essa expressão alivia qualquer um das justificativas que forem necessárias a sua aplicação. 
"Saída honrada"  diria o meu querido Babu. Aliás, esse meu amigo, tem saídas e explicações para tudo. Nada ele deixa passar em branco e jamais usou o sem comentário como desculpa.
Agora, ao aparecer passar em branco fico encabulado ao tentar explicar o que isso significa. Seria deixar tudo como está e nada fazer para mudar?  Assim posso deixar passar em branco?
Pode ser, mas é mais complicado do que o sem comentário, porque este representa a falta de uma opinião pessoal e nem se responsabiliza tal omissão ou o silêncio pore ter visto qualquer ato que outros tenham cometido à sua frente. O importante é que a pessoa presenciou o ato e não quis comentar. O passar em branco, justifica a ausência total daquele que foi solicitado a comentar o ato acontecido. Neste caso, o cara já se arrancou e deixou tudo em branco, sem qualquer risco ou mancha que possa incriminá-lo. "Tô fóra, Oh Meu!"  Fácil!!!
A verdade é que tanto um como outro irá gerar a sobra de uma despesa a ser paga, seja ela em dinheiro ou em ação moral, social, cultural, etc. Porém o engraçado é que sem comentário ou deixar passar em branco, jamais seria uma resposta para qualquer banca examinadora seja de escola, universidade, empresa particular ou oficial, etc. Aquele que responder dessa maneira já sabe que perdeu, talvez, a única oportunidade  de melhorar de vida. REPROVADO!!!!
Bem, daí é possível que, sem comentário e o passar em branco sejam balas saídas pela culatra da arma acionada pelo covarde. Repito, covarde, porque me lembrei do que ouvi de um preso ao ser entrevistado por um canal de TV:
"Eu nunca recebi um tiro pela culatra porque eu não me acovardo diante da vítima"
É a confirmação de que a covardia alimenta essas duas expressões frágeis naqueles que nunca serão o que a sociedade espera dele, mas que continuarão sendo, à esquerda, corajosos, firmes, eficientes ou, pelo menos, leais com seus cúmplices bandidos ou companheiros de armas - onde foi que eu ouvi isso, Meu Deus?
Faça agora o seu comentário , com coragem e saia do branco.Esse é o meu desafio para você. Aceite!
A bola está com você.  Coloque-a, com cuidado, na marca de cal e se concentre bastante, aguardando, apenas, a autorização de chuta-la por quem de direito.
O seu time, o nosso time, precisa desse gol para vencer. Não vá perder o penalty.
Nos confiamos em você. Todos nós contamos com esse gol. O seu gol.
Não vá falar sem comentário e nem deixar passar em branco essa única oportunidade de ganhar a mais importante vitória da sua vida.
O árbitro já apitou dando a autorização para você chutar. Chute e faça o gol e depois sorria abraçando todos nós. Tá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário