quinta-feira, 11 de outubro de 2012

MENTIRA? O QUE É ISSO?

A ingenuidade daquela criança foi demais.
"Papai o que é a mentira?"
Que pergunta, não?
Será que a mentira chegaria a tanto de uma criança perguntar ao seu pai o seu significado?
Talvez esteja na resposta à pergunta infantil essa espécie de poçoca.
Poçoca? O que é isso, meu Deus?
Pois é o mesmo que mentira.
Há todos os tipos de substantivos que possam definir essa palavra ofensiva, se bem que muitos já incorporaram-na em seu vocabulário pessoal e a classificaram de "mentira inofensiva"
Interessante. Se a mentira é a maneira mais comum de faltar com a verdade para com uma pessoa, ela jamais  será aceita como inofensiva. É por isso que essa tal da mentira inofensiva tenha uma definição mais apropriada: mentirola
Você, alguma vez, ouviu essa expressão? Pois é. Ela existe.
De mentirola em mentirola, é bem possível que chegaremos a famosa patranha.
Patranha? O que é isso?
É outro sinônimo da mentira.
Para tudo, a mentira tem uma explicação. Talvez, por isso haja mais sinônimos para tentar acoberta-la. Entretanto, não podemos nos esquecer que a mentira é a pior maneira de ferir o sentimento de alguem. Você pode ofender qualquer pessoa com palavrões, mas nunca minta para essa pessoa porque a mentira é simplesmente imperdoavel.
A cantora e compositora Roberta Miranda, numa de suas maravilhosas canções, diz: 
"Você mentiu, quando feriu a minha sensibilidade. . ."
Percebemos que a mentira fere muito a sensibilidade de qualquer pessoa e por isso, ela é sempre o motivo maior para acharmos que o seu usuário é falso e cruel.
"Que nada, diria um amigo. Trata-se apenas de uma potoca."
Potoca? O que é isso?
É outro sinônimo da mentira. Desconhecido, mas existe.
Nsse terreno da língua portuguesa destinado à ocupação da mentira nos leva à letra de uma outra canção romântica e antiga, de autoria de Tito Madi:
"Mentira, foi tudo mentira, você me enganou
E pensar que tem gente que mente descaradamente para influenciar outrem a cometer o que esse outrem não queria cometer. Ou seja a enganação. Como é difícil aceitar ser enganado. Deu para entender?  Bem o que ficou diferente foi eu ter utilizado a palavra outrem e não a normal que seria outro ou outra. Acontece que o outrem é destinado ao plural de outro. 
Tá?
Chega dessas explicações sobre a mentira. Até parece que se trata de uma peta.
Peta? o que é isso?
É outro sinônimo de mentira. E pensar que ela também significa a mancha no olho de um cavalo. Você está petando!  A peta pega mal, não é?
Quando queremos justificar alguma expressão que utilizamos deixando muita gente com um branco na cabeça, abusamos de explicações e mais explicações chegando, às vezes, até ao inexplicável. Não é? Pois é o preço da justificativa de uma mentira. Será?
Em todos os cantos, e em qualquer época, a mentira reina com volúpia e nós aceitamos isso. É prazeiroso e sensual mentir, mesmo sabendo que a mentira nos reveste de um mau caráter. Seria muito mais aceito fazer as coisas certas, sem mentiras, do que mentir para conseguir fazer as coisas erradas como se fossem certas. É aqui que acabamos prejudicando todas as formas de entendimento: dos outros e também as nossas.
Quando se mente, o primeiro prejudicado é sempre quem mente porque ele constrói dentro da sua capacidade mental uma irrealidade e acredita nela. Com isso, tenta passar essa irrealidade de araque aos outros. É a conhecida mentira . . . ofensiva! Eu iria mais adiante e adjetivaria como mentira deslavada!
"Ô meu! Deixa essa rodela pra lá" diria o professor Waldyr, emérito fisicultor formado pela ESEFSC, a melhor do Brasil. Sem qualquer presunção da mentira, neste caso.
Rodela? O que isso significa?
Outro sinônimo dessa malfadada expressão que é a mentira. 
Não dá pra entender que alguém prefira mentir para aparecer num grupo de amigos do que aparecer muito melhor, dizendo as suas verdades. Isso poderia consistir em uma regra, mas não conseguimos nos afastar das lorotas e vamos em frente porque atrás vem gente.
Lorotas? O que é isso?
Também significa um dos sinônimo utilizando o plural da mentira bem contada.  É mole?
Um dia, não sei quando, espero que aconteça: o mundo se livrará da mentira e tudo será melhor, mais belo, mais sério, confiavel, etc.
As expressões que apelidam a mentira terão que desaparecer do nosso universo. Caso contrário, apenas estaremos substituindo a palavra mentira por aquelas aqui citadas. Com isso, ela, a mentira, continuará reinando e ocupando o mais importante espaço já concedido ao homem: a sua mente! 
Se somos racionais e as nossas mentes funcionam, porque vamos enveredar no campo da mentira que é avassaladora na sua força destruidora e mortal da moral entre os que vivem em sociedade. 
É para pensar ou não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário