terça-feira, 16 de outubro de 2012

A ESTRELA, O SOL E A LUA

"O que é isso? Onde estou? Quem são essas pessoas?"
Encontrava-me num imenso salão, onde mais de 200 pessoas me olhavam. Todas estavam com roupas de gala, como se estivessem em alguma festa importante. Fiquei impressionado.
"O que é que está acontecendo? Quem são vocês? O que estamos fazendo aqui?"
Sem resposta. 
Todos me olhavam, mas nada disseram. Um silêncio tomou conta daquele salão. Voltei a perguntar, mas agora com a voz mais alta:
"Quem são vocês? O que estão fazendo aqui? 
Nada de resposta. Todos continuaram mudos.
"O que é que eu estou fazendo aqui, neste lugar?"- perguntei com a tonalidade de voz mais alta.
Ouvi um uníssono "OH!
Percebi que não havia agradado ninguém com a maneira como fiz a pergunta. Olhei as faces dos que estavam mais próximos a mim e não reconheci nenhuma delas. Pensei: 
"O que é que estou fazendo aqui? Quem me colocou neste lugar? Quem são essas pessoas que me olham e não me dizem nada?"
Saí da seriedade e comecei a gritar, perguntando onde estava, quem eram aquelas pessoas e porque estávamos todos naquele salão de um. . .palácio. Acho que era um palácio, com certeza!
Num movimento combinado, todos voltaram as suas costas para mim. Era um sinal derradeiro de desprezo. E que desprezo.
Continuei a olhar o lugar. 
salão era bonito, todo branco, com detalhes em dourado, algumas estátuas espalhadas, vários quadros de pintores famosos - (?) - pendurados nas paredes e no fundo do salão, se destacava uma escada enorme de mármore unindo o salão ao andar superior, enquanto   no seu ponto central, um lustre enorme,dava a sua presença, com mais de cincoenta pequenas lâmpadas acesas que, em seu conjunto, iluminava todo aquele salão.
Meu Deus, o que significava aquilo tudo. Não sei onde eu estava e nem porque ali eu estava. Dúvida cruel.E que dúvida!
Voltei a gritar: "Quem são vocês? Porque não me respondem? Onde estou? Eu quero saber, quero saber, quero saber!"
De repente, percebi que se abriu um espaço entre os presentes e um homem, com aparência de ter mais de sessenta anos de idade, vestindo um smoking impecável, caminhou em minha direção. 
Eu não havia percebido que no momento da minha fúria eu me sentei ao chão. Eu também estava vestido a caráter, ou seja, com roupa de gala. Ao ver o cidadão vindo em minha direção, levantei-me e esperei ele chegar bem perto e lhe perguntei: 
"Onde estou? O senhor pode me dizer onde estou e quem são essas pessoas que aqui estão? Por favor, me responda?"
Aquele senhor aproximou a sua boca próxima a minha orelha esquerda e falou  num tom baixo:
"Tenha calma que você saberá logo tudo o que você quer saber".  Afastou-se e ficou olhando para dentro dos meus olhos e sorriu. Devo ter correspondido também com um sorriso e perguntei-lhe:" 
" Por favor, diga-me como vim parar neste salão?"
O homem respondeu-me afirmando que, em pouco tempo, eu iria entender o que havia acontecido. Acreditei nas suas palavras e tomei a iniciativa de perguntar-lhe quem ele era e quais eram as outras pessoas naquele salão, porque eu não havia reconhecido ninguém que lá estava.
"Tenha calma! Vamos falar nesse tom baixo porque tudo será contado e você reconhecerá que isso teria que acontecer a qualquer momento"
Fiquei em silêncio por segundos, pensando nas últimas palavras que ele me disse.
"Você irá me contar tudo, ou seja como eu vim parar aqui? 
'Sim eu lhe contarei. Você está vendo essas duas comendas penduradas no lado esquerdo do meu peito?"
"Sim eu estou vendo. Uma delas parece que tem uma estrela e na outra eu vejo o sol e a lua."
'É isso mesmo!"
Fiquei curioso para saber o que significava uma comenda com a figura brilhante de uma estrela e a outra comenda com o desenho do sol e da lua. Perguntei o que elas correspondiam.
Ele me sorriu outra vez e falou: "Você saberá. Tenha a certeza de que você saberá"
Olhou para onde estavam os demais presentes e deles recebeu o aceno positivo, feita com suas cabeças, como se estivessem , todos, concordando com a resposta que deveria ser dada.
Olhou para mim e falou baixinho: "Vou contar o que você quer saber. . ."
Fechei os meus olhos e suspirei, aguardando a revelação tão esperada.
De repente, ouvi uma voz idêntica a da minha mãe me chamando e me acordando para ir  à escola.
Imediatamente, a cena que eu havia presenciado até aquele momento desapareceu, assim como o homem com as duas condecorações presas no paletó
"Um sonho! Mas que sonho foi esse? " - perguntei a mim mesmo.
Obedeci as ordens da minha mãe e me levantei procurando me esquecer daquele sonho, digo pesadelo. Tomei um café às pressas e ao sair da minha casa, senti um tremor de frio muito rápido pelo meu corpo. O que seria aquilo, se estávamos na época de um verão quente. Ponha quente nisso.
Ao chegar na escola, entrei na minha sala de aulas e aproximei-me da minha carteira.
Surpresa! Nela estavam desenhados, com giz de cores branca, amarela e azul, as figuras da uma estrela brilhante, do sol e da lua. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário