quinta-feira, 24 de novembro de 2011

VOCÊ FOI LÁ?

A pergunta veio direta: "Você foi lá?"
Posso afirmar que fiquei surpreso e, ao mesmo tempo, assustado.  "Lá, onde?" Pensei.
Como é interessante a existência desse tipo de pergunta que muitos nos fazem e que ficamos sem saber o que responder. O silêncio nos domina. Seria o silêncio dos inocentes ou dos culpados? Sim, porque dependendo desse "lá", poderemos ser considerados culpados de alguma coisa. 
Desde crianças, nos ensinaram o que é  certo e que podemos fazer deixando o errado para os outros. Com isso, aparecem, no transcorrer das nossas vidas, um monte de certos e errados que ficamos até impossibilitados de explicar como é cada um deles.
Lembro-me, quando criancinha, eu não devia ler revista de quadrinhos porque prejudicava o hábito da leitura de livros e com isso a minha cultura poderia seguir para o beleléu. Não devia nem passar em frente as bancas de revistas para não se sentir atraído a adquirir uma revista em quadrinhos. Então, eu não devia ir "lá". Hoje, existem até gibitecas nas escolas em todo mundo. Como o mundo mudou. Ou o "lá" mudou!
Cresci e minha juventude chegou com toda a sua força. Até a iniciação sexual que, normalmente, era feita "lá" na zona do meretrício, foi proveitosa e aprovada pelo meu pai com as  lágrimas nos olhos da minha mãe. Daí,então, a pergunta entre os calhordas era: "Você foi lá?".
Depois, apareceram os namoros e lá fomos nós embarcarmos nessa barca. Constantemente, sob variados assuntos, a dita cuja da minha namorada vinha com essa pergunta : "Você foi lá?" Ao ficar em silêncio eu ouvia : "Esqueceu de mim? Responda, vá?"  
Será que ela não sabe que "lá" é a "zona"  e ela, por sua vez, não era uma prostituta?
Pois é. Tinha que me virar, como rapadura na boca de banguela, para dar a resposta.
Continuei crescendo com os meus "lás", até atingir a idade da perfeição.
Por acaso ou não, você sabe qual é a idade da perfeição?
Não sabe? Se você tivesse ido "lá", saberia.
'"Lá onde?" você me perguntaria e ficaria sem resposta.
Mas esse tal de "lá" pode significar muita coisa como: cinema, teatro, praça, avenida, local de acidente, hospital, delegacia, igreja,casamento, batismo,boate, inauguração de qualquer coisa, zona,velório, cemitério, etc. Qualquer lugar pode ser o "lá". Depende da ocasião, do momento e do assunto. Portanto, a resposta terá que ser bem pensada para não afirmarmos alguma mentira como se fosse a verdade.
Outro significado do "lá" é onde a mentira é a verdade do mentiroso. "Lá"e cá. Não é? 
Afinal das contas, se fui ou não fui "lá", o interesse é meu. Se os outros querem saber, a resposta fica sendo uma incógnita. Ou melhor, se fui ou não fui, o problema é meu, assim como, tudo o que acontece por "lá" somente ao "lá" pertence. É bom esclarecer que eu disse "lá" e não Aláh, ok? 
Mas o que é o "lá" e o que acontece por lá?
Ai, mora o perigo.
Se respondo que fui "lá", vão querer saber porque e como é o "lá"
Se digo que não fui, vão querer saber porque eu não fui "lá"
Assim, o "lá" fica por lá e eu fico por aqui.
É bem possível que essa pergunta lhe seja feita, dependendo do tipo de papo que você estiver levando e com quem estiver papeando e se você for perguntado se foi "lá", fique atento e preparado para uma contra pergunta: "Lá, onde?. É fogo, meu!
A resposta poderá ser ou não ser, mas o "lá"continuará sendo o "lá" e existindo. . . "lá"!
Engraçado, como continuamos na mesma em que estávamos no inicio desta crônica. Seria bom sermos vacinados contra tantas besteiras como esta do "lá". Então,se nos perguntarem"Você viu o que aconteceu?" é bom nos prepararmos para outra, se respondermos que vimos o que aconteceu: "Você foi lá?"
Se a sua resposta for negativa, a sugestão virá imediatamente:
"Você precisa ir "lá", nem que seja só pra ver.
"Ver o quê?" você pergunta pra si. Ao mesmo tempo, que fica pensando como será esse "lá".
Será que esse "lá" é tão importante assim ou continuará a ser uma incógnita estúpida?
Não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário