sábado, 22 de outubro de 2011

VEREADOR AGRADECE

Sábado, dia 15. Manhã ensolarada e perfumada. Aliás, todas as manhãs de sábado são perfumadas. Já perceberam Isso? Pois é. Hoje é sábado porque ontem foi sexta feira e amanhã será domingo. Dia de missa e da macarronada da nona, com frango e com salada de frutas como sobremesa. Não é?
Voltamos para este sábado, onde leio que um tal vereador de Taubaté(SP) ufana-se de gozar dias maravilhosos junto à praia da Atalaia, em Aracaju, agradecendo aos seus eleitores, os únicos responsáveis por ele se deliciar com aqueles momento.
Hospedou-se num hotel cinco estrelas, durante uma semana, para participar de um congresso oficial dos vereadores brasileiros. E por ser oficial e  legal, é portanto, pago pela Camara Municipal de Taubaté, ou seja, com dinheiro público.
 A mídia, ao saber do pronunciamento desse vereador,deu  destaque, com letras garrafais,  Escândalo nacional! Mais um?  Sabe lá o que é se hospedar num hotel cinco estrelas do nordeste, com direito ao sol, piscina, praia, mar,comida, bebidas, etc, e tudo pago pelos cofres publicos? 
A justificativa, com certeza, é de que ele está ali como um representante parlamentar da sua cidade, num congresso nacional de parlamentares municipais. Portanto, essa representação tem um custo operacional que deverá ser pago pelo povo de Taubaté. Ele não teria nenhuma obrigação em pagar tais despesas com o dinheiro do seu bolso, porque estava representando a sua cidade, oficialmente e legalmente. Tudo previsto em lei. Daí,  compara a sua situação com a da presidente Dilma que viaja ao exterior como a principal governante brasileira e com as despesas todas pagas pelos cofres públicos. Assim,  os senadores ou deputados  também viajam, em missão oficial, e têm as suas despesas de diárias, etc, pagas pelo povo brasileiro. Por quê somente ele, como vereador de Taubaté, não teria as despesas de uma viagem a trabalho e  representando a sua Câmara Municipal pagas pelo Tesouro Municipal?
Aí está: "se correr o bicho pega e se ficar o bicho come".
Confesso que nunca vi ou ouvi a mídia destacar ou comentar fatos que envolvessem o pagamento das viagens da presidente da republica ou de algum parlamentar nacional ao exterior. Por quê?   Percebam  que a presidente tem até avião especial: o AeroDilma.
Isso me lembra, quando, viajando pela Europa, vi que no  mesmo avião em que eu viajava,estava o rei da Suécia. Surpreso perguntei a uma das comissárias de bordo e ela me informou que o rei sempre viaja em avião de carreira e que a Suécia não tinha avião especial ou exclusivo da Sua Majestade. O governo sueco apenas pagava as passagens do rei e as sua diárias do hotel, rigidamente comprovadas.
Volto ao Brasil e pergunto:  só vereador que representa uma cidade não tem esse direito de ter as suas despesas de viagens pagas pelo seu  município ?
Engraçado, por quê será que todos nós não aceitamos, pacificamente essa situação?
Dizem que é inveja. Está ai! Somos invejosos daqueles que ocupam cargos públicos remunerados especialmente os vereadores. Será? Não quero responder  essa pergunta nem agora e nem nunca.   Me poupem dessa obrigação(?)
Para alcançar uma vaga de vereador é preciso muito trabalho, dedicação e vencer muitas dificuldades para conseguir ser eleito. Depois de eleito, sabemos que o cargo nos obrigará a pagarmos os ônus e se possível ganharmos os bônus. Sem qualquer reclamação, porque se trata do preço e das vantagens do cargo. Assim, tudo que temos a fazer, sendo ou não vereador, é agradecermos  e celebrarmos a vida, mesmo sabendo das outras dificuldades que teremos pela frente. O que jamais deveremos nos esquecer é que isso tudo torna-se passageiro. Na verdade, é uma espécie de transição simples, podendo ser complicada. Gratuita, podendo tornar-se onerosa.
Só saberemos a realidade se formos eleitos para as vagas de edil de uma Câmara Municipal.
Porém, enquanto isso, ficamos  observando e sentindo o desprazer de ouvirmos as palavras provocadoras do tal vereador de Taubaté.
Não é mesmo?    

Nenhum comentário:

Postar um comentário