sábado, 3 de setembro de 2011

É COMPLICADO.

Nós temos o vício de inventarmos palavras e expressões que duram algum período mas que significam muita coisa para muito tempo.
Agora, chegou a vez do "é complicado".
Ao explicarmos um caso, num determinado momento, nos falta o segmento e usamos essa expressão. Ela salva tudo e a todos.
Um exemplo. Mãe é contra o casamento da filha com quem ela considera um gay. A filha diz que não, e para deixar a mãe calma, combinam que se o noivo "funcionar" na noite de núpcias, a noiva mandaria um telegrama afirmando "Consumatum est". 
No dia seguinte ao da noite de núpcias, a mãe recebe o telegrama da filha e abre o dito cujo na frente de algumas amigas e lê em voz alta: 
- Mamãe, consumatum leste a oeste.
As amigas perguntaram o que significava aquela mensagem e a mãe responde: 
- É  complicado!
E há um outro caso. 
Ao saber que o filho, com doze anos, havia tido a sua primeira experiência sexual, chama o menino e diz a ele para sentar numa cadeira e contar a experiência.O garoto afirma:
- É complicado.
- Porque? 
A resposta veio em tom baixinho: 
- Se eu me sentar vai doer a minha bunda.
Dois exemplos marcantes para que a expressão "é complicado" possa ser usada. Ela diz tudo o que a pessoa quer dizer, sem dizer nada.
Estamos em Brasília, onde tudo acontece.
Deputada fica livre da cassação do seu mandato porque foi  acusada do cometimento de um delito imoral - receber propinas  - cometido antes dela ser eleita deputada. A justificativa dos que a isentaram de pena foi que o crime havia sido cometido antes dela ser deputada. Daí, a lei não prevê qualquer punição neste caso. Pode ser imoral mas não é ilegal ou punível. Deu pra entender? 
Perguntei a um juiz de direito sobre o assunto e ele me veio com uma resposta curta e grossa:
- É complicado.
Parece que a maioria pensa assim .Será?
Mancha de baton na cueca. Esposa aperta o marido e ele tenta explicar o inexplicável. Ela não aceita e tenta até agredi-lo. De repente ele quase que chorando diz: 
- 'É complicado. 
A mulher fica mais mansa e com pena e sai para sempre da casa onde ela e o marido pareciam  formar um parzinho romântico. Ao ser indagada sobre a separação a resposta vem direta:
- É complicado".
Explicar esse duelo de palavras é ou náo é complicado?
Por essa e mais aquelas, a expressão ganha pulso em qualquer ocasião. E nem tentem querer explicar o por quê dela existir. A resposta será sempre a mesma:
- É complicado.
Ou não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário