sábado, 17 de setembro de 2011

DOIS ASSUNTOS





Dois assuntos que feriram a minha paciência e indiretamente a sensibilidade de cidadão brasileiro.
O aumento do IPI para veículos importados maior do que o IPI cobrado dos veículos fabricados no Brasil. Retornamos a era antiga ou estaremos caminhando para a dos primatas ou das antas. Esse tal de Ministro Mantega  deveria ser Manteiga porque assim ele ficaria melhor definido e poderia escorregar em si próprio. E o pior 'e que ele faz e a Dilma paga. Paga nada! Quem paga 'e o povo, esse eterno esquecido.
No momento em que todos os brasileiros poderiam adquirir o seu veiculo porque a concorrencia vinda dos importados estabeleceu um preço palpável para todos os modelos nacionais a incoerência e estupidez desse ministro joga tudo na lata do lixo. Ate parece que estamos voltando na época da reserva de mercado onde o pessoal da Itautec deitou e rolou conseguindo junto ao governo militar de então, e com isso prestigiou a industria da informática brasileira e ficamos mais de dez anos atrasados em relação aos produtos internacionais, Ainda hoje, pagamos por essa escorregadela. E que escorregadela!
Uma empresa de veiculos da China  pretendia se instalar em solo brasileiro e agora deixou de confirmar tal propósito. O marketing deveria caminhar para o conhecimento da marca nas vendas de seus modelos importados para justificar o investimento. 'E bem provável que outras empresas que estavam pensando em investimento semelhante tenham que suspende-lo. Dai, teremos que dar, novamente, a aprovação no que o ex-presidente Collor afirmou: o Brasil fabrica carroças!
Claro que algumas empresas europeias já estão operando com as fabricas instaladas por aqui ha pouco mais de cinco anos. Unidas com as mais antigas, elas estão conseguindo uma nova lei da reserva de mercados. Não se preocupem. Nos iremos pagar caro por isso.
Em minha cidade: Rio Claro, (SP), vem o outro assunto.
Há necessidade de esclarecer os vereadores que o Poder Legislativo 'e maior que todos eles. Este poder representa o povo em sua plenitude e entre os seus objetivos esta o de fiscalizar os atos do Poder Executivo e denuncia-los se for preciso.
Nesta semana a Câmara Municipal dever'a aprovar ou não o aumento do numero de vereadores, passando de 12 como esta agora para 19 ou 20. Evidente que, quanto maior o numero de vereadores melhor será a representatividade do povo junto aquele poder. 'E para isso que existe a Câmara Municipal.
Pois bem, a coisa caminha para a manutenção de apenas 12 vereadores que deverão representar mais de 120 mil eleitores. Ou seja de mil para cada um deles. Absurdo!
E necessário esclarecer os vereadores de que quanto maior o numero de edis melhor será a sua representatividade e com isso o seu trabalho será menos criticado e reconhecido. E mais ainda, a verba existente para os gastos da Câmara Municipal não será aumentada mas mantida com 12,15,19 ou 21 vereadores. Então, onde esta o problema?
Houve ate uma pesquisa feita pelo PTB junto a uma pequena parcela da população e esta não concordou com o aumento do numero de edis na Câmara Municipal. Só que quem votou não sabia e nem sabe ainda qual a função de um vereador diante do Poder Legislativo. Dai... Os interesses do partido falaram mais alto. As consequencias estão surgindo porque dois dos seus vereadores não irao concordar com o aumento do numero de vereadores. Vão se afogar na própria banheira, com certeza.
E assim caminha a humanidade. Todas as cidades vizinhas votaram o aumento do numero de vereadores bem como outras por esse Brasil afora. Rio Claro vai dar uma de " importante" e "diferente" e tirar a única arma que o povo tem para protestar, criticar ou elogiar que 'e arav'es dos seus representantes políticos legais - os vereadores.
Não 'e mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário