sexta-feira, 9 de setembro de 2011

CORRUPÇÃO? ONDE?

Quando o embaixador americano, no Brasil, enviou uma carta aos seus superiores, em Washington, informando  a existência da corrupção em nosso país, poderíamos pensar que seria um fato normal. Agora, quando ele afirmou que, durante o governo Lula, havia uma corrupção persistente e generalizada afetando todos os três níveis do governo a coisa pega.
Incrível como a corrupção faz parte de qualquer governo brasileiro. Desde a época do Império Brasileiro. D.Pedro e seus súditos que o digam.
Todos os dias a imprensa noticia algum ato corrupto em nosso país. Quer seja na esfera federal como na estadual e na municipal. A corrupção faz parte do jogo político.
Na carta do embaixador há outra informação que chega a arrepiar. Disse ele  que  a polícia, os procuradores e juízes brasileiros precisam de treinamento adicional para enfrentarem esse problema. Justamente aquelas autoridades a quem confiamos o dever de combater e julgar atos de corrupção estão também sem saber o que e como fazer. Ou se sabem não querem se comprometer.
Um exemplo: caso do mensalão. Ontem, no STF, o seu coordenador, o publicitário Marcos Valério, afirmou aos ministros   que o mensalão jamais existiu. É brincadeira ou o homem está procurando uma saída para não ser condenado. Será difícil sair dessa. E tem mais. O seu advogado desafiou aquela corte de Justiça ao indagar porque é que o ex presidente Lula não foi também citado ou ouvido, quando era ele o maior interessado e o grande beneficiário pela existência do mensalão.  Daí, eu me lembrei que, na época do estouro desse escândalo, o presidente Lula disse que "nada sabia a respeito do mensalão". Não foi?
Pois é! A hora da verdade chegou ou não? Quem é que sabe? 
O que será que os ministros do STF vão pensar a respeito dessas declarações. Pensar, tudo bem. Agora, julgar são outros quinhentos. Mais da metade dos ministros que lá estão foram nomeados pelo presidente Lula. Então, vamos esperar pra ver como é que fica? "Fica o quê?" perguntariam os incrédulos.Depois. respondem: "Que nada. A corda vai arrebentar do lado mais fraco, o do Marcos Valério, que foi  apenas o intermediário que pagava os beneficiários do mensalão." Os citados no processo como beneficiários seriam: o presidente Lula e alguns dos seus ministros, o PT e outros partidos que integravam a base e sustentação política do governo, no Congresso Nacional.
Taí! Será que o julgamento do STF será justo? Vamos esperar pra ver.
Caso contrário, vamos ter que imitar as duas irmãs Lucianna e Daniella Kalil que, sendo apartidárias, conseguiram, através do Facebook, levar mais de 25 mil pessoas às ruas de Brasília, protestando contra a corrupção que campeia a política neste país, tirando o brilho do desfile, pelo Dia da Pátria, comandado pela presidente Dilma.
Aliás, se todos nós fizéssemos o mesmo em nossas cidades, estaríamos iniciando um processo para  limpar e moralizar os meios políticos corruptos que insistem em dominar o Brasil. Seria Ótimo!
Não é mesmo? 
   

Um comentário:

  1. Caro escritor. Eu tinha certeza que você não ficaria muito tempo longe da fascinante arte de se comunicar. Aproveite bem a ferramenta. Abraço. E, quando puder, conheça o meu Blog: passaaregua.blogspot.com

    ResponderExcluir