sábado, 8 de setembro de 2012

SEM PE NEM CABEÇA

Uma noite de sexta feira de setembro. Estou em uma pizzaria em Goiania, com a companhia de familiares, comemorando o aniversário de uma sobrinha querida.
Posso afirmar que eu conheço inúmeras casas de pizzas no Brasil e no resto do mundo e, em especial, no país da bota, onde nasceu a pízza: a Itália.  Como  essa, na capital de Goias, nunca tinha visto igual. Impossível descrevê-la pelo seu  tamanho e beleza, além de estar cercada por um jardim que impressiona e deixa qualquer pessoa maravilhada Vale a pena conhece-la. Qual o noime da pizzaria? Sabe que eu me esqueci, porque saí daquele paraíso bombardeado com os chopinhos  mais gostosos do mundo. E todos os meus amigos sabem que eu não bebo, né?
Durante os alegres bate-papos, ouvi de uma estudande de medicina, outra sobrinha querida, algo que me deixou surpreso. Dizia ela, sobre os confrontos de pontos de vista entre as pessoas, buscando um final feliz.sobre qualquer assunto.

Viajei ao passado.
Estou numa classe do pré-primário, ouvindo a querida professora orientando  todos  nós crianças com sete anos de idade, sobre os  pontos  de  vista  divergentes  entre as pessoas. Assunto sério e difícil. Todos estávamos atentos quando ela  nos mostrou um quadro com desenhos de uma fazenda e mandou que cada um de nós falasse sobre aquilo que estava desenhado naquele quadro. Engraçado. Ninguem falou a mesma coisa. Todos viam de maneira diferente e com isso as conclusões tambem foram diferentes.. 
A professora nos explicou á sua maneira como era a pessoa humana e a sua maneira de pensar.Depois ela se explicou dizendo que o importante  "não  era a diferenciaçâo entre as opiniões mas como seria o final entre as comparações dessas opiniões divergentes, ou seja as conclusões.
Aquela lição ficou para sempre marcada em minha vida e me serviu  para entender qual era o significado de se viver numa sociedade onde todos pensam e agem 'a sua maneira e de acordo com os seus interesses pessoais ou não.
É aqui que mora o perigo.
Como aceitar opiniões diferentes das suas e ficar quieto, como se nada estivesse acontecendo?
Concordar seria a respota mais fácil? Que nada! Como um corintiano torceria pelo Palmeiras. Impossível até o vice-verso.
Entretranto, a sociedade nos dá regras e devemos respeitá-las para podermos viver com ela. Aliás, nâo há outra espécie de vida social a nâo ser aquela que a sociedade escolhida

nos impõe.
Nada é fácil para quem tem mania de criticar a opinião dos outros. Pode ser que essa pessoa demonstre o seu "sabe tudo" mas, na realidade,  nao sabe nada. Apenas não
aceita a opinião divergente da sua. Assim, acaba demonstrando que se trata de um perfeito idiota.Agora, vem a den[úncia;
 Como há idiotas,aos montes neste mundo de Deus.
O pior é que Ele sabia disso e continua sabendo e, para piorar ou melhorar,  os
séculos irão passar, os conflitos de opinião vâo continuar e a coisa ficará sempre sem pé e nem cabeça.
Duvida? Você e eu não iremos pagar por esperar. A coisa, se é uma coisa, está solta por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário