segunda-feira, 24 de setembro de 2012

DESCULPA E PERDÃO.


Estou no ano de 1947. Duas tardes por semana, eu visitava os meus avós do lado paterno, lá pelos lados da rua dois com a avenida nove, nesta querida Rio Claro. Ao chegar na casa deles ia direto para a sala onde o meu avô Victório escrevia suas composições ou arranjos musicais pata as bandas da cidade. Um dos  seus arranjos músicas ganhou um concurso feito pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro.  
Depois me sentava à uma mesa na cozinha junto com a minha avó Anolina e prestava atenção em suas lições de vida. Não me lembro o que aconteceu, mas naquele momento, só sei que eu pedi desculpas à  minha avó. Imediatamente ela me disse que a desculpa não foi feita para ser pedida. E tentou explicar a diferença da desculpa com o perdão.
" O perdão é diferente  da  desculpa porque não podemos aceita-la se ela não constrói novamente o que ela destruíu e nem implicará a volta ao normal de algo ofendido."
Aquelas palavras me deixaram mudo e pensante. Será que desculpa e perdão não são a mesma coisa?
Pedi a ela que me explicasse melhor a diferença entre as das duas palavras. Ela me disse que o perdão traz consigo a emoção de quem errou e, em consequência,  produz uma, outra emoção a quem perdoa. A desculpa não tem emoção alguma.
Desde aquela época, fiquei com essa dúvida na minha cabeça. O dicionário dá condições de interpretarmos as duas palavras como sinônimas. Entretanto, conforme o motivo do pedido de desculpas, pode ser que não seja o mesmo para um pedido de perdão. É aqui que mora o pecado!
Quantas vezes nós perdoamos quem nos ofende ou nos agride e continuamos o caminhar da vida.
Se formos para o campo da desculpa, é bem possível que jamais queiramos ver à nossa frente alguém que se desculpou por uma ofensa que nos causou. Não é?  Isso porque, dependendo do pedido de desculpas, nós não levamos a sério porque não sabemos se é sincero ou apenas uma saída  "de letra" como uma  deferência especial ou por um exagero social. 
Vocês já perceberam, que o pedido de desculpas passou a ser  "carne de vaca"? Para tudo há sempre alguém se desculpando. Então porque é que iremos levar a sério quem pede desculpas se não há emoção, sinceridade e nem interesse pessoal nesse tipo de pedido. É difícil mas há diferenças cruéis entre o perdão e a desculpa.
Leio nos jornais que alguns políticos condenados pela Justiça pedem desculpas por terem agido de maneira imprópria e desleal com a comunidade a que pertencem. O ex-presidente Lula tem graduação nesse tipo de desculpa. Dá para  desculpar alguém, como ele, que aparece com tal pedido para não ser enquadrado pelo STF ? E mais ainda. Depois de ofender o Poder Judiciário não há desculpas que se aceite e nem perdão.para ser pedido.Não é Lula?
Desculpa é apenas um gesto quase que imperceptível de arrependimento, mas isso não interfere na punição do ofensor. A lei é clara. Se você a feriu terá que pagar a pena correspondente a sua ofensa. Pedir desculpas ao povo por ter transgredido as normas e cometer um crime de corrupção, como o Mensalão, etc, não garante a ninguém a suspensão da pena aplicada, como se a partir do pedido de desculpas lhe fosse concedida a sua impunidade. Nada a ver. Estado de Direito é a obediência às leis em vigor, punitivas ou não. Não existe nenhum pedido de desculpas que venha a proteger o autor do crime cometido senão em virtude de lei. E isso não existe, mesmo!
Pode ser que o gesto de um político ao se desculpar diante do povo, seus eleitores diretos, possa ser interpretado como algo que lhe poderá trazer algum benefício de ordem moral no futuro mas, mesmo assim, o nome de tal político ficará marcado para sempre na mente dos que votaram nele.
Perdão foi feito para ser pedido. Desculpa foi feita para enganar os trouxas. Ou seja a desculpa é mentirosa e sempre será assim, dependendo de quem a pede e porque a pede. E tem mais. . . a quem a desculpa é pedida.  
Os dias continuam passando a cada vinte e quatro horas, sendo necessário que saibamos com quem nos damos ou com quem vivemos, num mundo conturbado e tão corruptível como o nosso.
Desculpas e perdões se proliferam em todos os cantos. É preciso, no entanto, saber o que significa perdão e o que significa desculpa. Somente assim estaremos separando o joio do trigo.Se o perdão pode ser uma remissão da pena que existe e será aplicada, a desculpa seria a justificativa para se tentar afirmar que essa pena nunca existiu.
É questão de interpretação. Në não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário