sábado, 3 de março de 2012

SÁBADO É ÓTIMO!


"Apague a luz, querido!" uma voz ordenou-me quando eu me deitei.
Atendi prontamente porque me lembrei de que amanhã é sábado. Dormi feliz.
Eis ele aqui. Um novo sábado em nossas vidas.
Até parece nome de algum romance, mas não é. Trata-se de sábado e quando falamos ou sentimos um sábado podemos afirmar que é diferente dos outros dias. Até parece que alguma festa está programada para acontecer. Sábado é muito diferente dos outros dias da semana. E como.
O despertar é mais alegre e futuristico. Meu Deus o que é isso? Onde fui buscar esse tal de futurístico? Não importa! O que importa é que hoje é sábado.
Sacrifício: algumas gordurinhas a mais.
Ouço aquela voz de ontem me chamando e informando que o café já está servido. Vamos para o primeiro sacrifício do dia. Na mesa estão todos os ingredientes de um soberbo café calórico pra mais de metro e me afundo nos sucos, geleias, coalhada, queijos, manteigas, frutas, bolos, etc,  com ou sem cobertura e vamos que vamos. Depois, está mais do que claro, irei reclamar  das gordurinhas aumentando em meu corpo.
"Que gordurinhas, que nada! Olha pra tua pança e verás que não há pança igual."
A voz da sabedoria caseira falou novamente.
"Num país como este." eu afirmei.
Aí a voz me perguntou o que eu queria dizer com isso. Então, exclamei que, um dia, na sala de aula do curso primário, eu ouvi um fato histórico que terminava com alguém afirmando  " não verás um país como este."
Adivinhem o que eu recebi como resposta. Esta: "Ora vá cag. . ."
Resolvi olhar para a minha barriga. Que desgraça! Grande demais! Não dá para eu ver e nem conversar com o meu mais antigo e fiel(?) companheiro, porque a barriga atrapalha. Só o vejo quando estou pelado e de frente para o espelho. É mole? Querem saber?
 É sim! Desmoralizante!
Que vergonha para mim e para a dona da voz. Mas hoje é sábado e sábado é sábado e está acabado. Vamos em frente.

IB - boatos, etc. . .
Mais tarde, saio pelas ruas, alegre e solto, na busca de um papo com os meus amigos e co-adjunvantes. Sim, porque aos sábados, todo querem falar ou contar alguma coisa.  Um exemplo. PB (porta de bar) ou um IB (instituto de beleza). Depende do sexo. A escolha é com vocês.
Logo pela manhã, o IB já está lotado de comadres contando tudo o que aconteceu com elas e com as outras, durante a semana que passou. Olha que tem estórias cabeludas. É ouvir, sorrir e deixar como está. Não digam e nem comentem nada para não se comprometerem, porque as  barbies e as belezuras vão dizer que ouviram vocês falarem algo que realmente não falaram. Aí vocês já estarão comprometidas com a mentira correndo solta pela cidade. Não é?
Na PB  é a mesma coisa. Cuidado! Ouçam mais. Lembrem-se que vocês têm dois ouvidos e uma boca. É para ouvir mais e falar menos. Tá?
Por ser sábado, é bem possível que horas depois já não nos lembramos desses casos isolados e desagradáveis. Será? Espero que sim.
Questão de Honra, o filme.
Interessante é o que acontece  com os boatos que surgem e desaparecem aos sábados, em questão de horas.
Engraçada essa expressão:questão de horas. Eu conheço questão de honra. Até um excelente filme eu assisti sobre esse tema. Agora, questão de horas é novidade. Por falar em horas vamos caminhando porque precisamos curtir o sábado.
A verdade é que cada um de nós tem o seu sábado como um dia especial. Até as nossas queridas secretárias do lar, também chamadas de domésticas, deixam de trabalhar ( e ganham o dia) aos sábados, porque ninguém é de ferro e elas precisam ir às suas cabeleireiras para conhecerem a verdade dos tempos e da semana, contadas pelas figuras do mesmo naipe. Não é? Pois é.
Não existe nada semelhante a vivência de um sábado. Isso serve para todo mundo que esteja vivo. Claro! Quem morreu não terá mais sábado algum para viver. Duvidam? Pensem nisso. Mas pensem com muito cuidado. Será que fantasmas e almas do outro mundo existem?  "No creo, pero que los hay,. . . los hay!" afirmam os espanhóis.
Eu curto tanto esse dia, e não sabia o porque, até me contarem que eu nasci num sábado, às 16 horas, na rua dois, entre as avenidas 9 e 11, em Rio Claro (SP), véspera de um domingo de ramos. Por isso é que eu gosto de apanhar um ramo de alguma palmeira e agitá-lo como se fosse uma bandeira. É bom lembrar que eu sou torcedor do Santos F.C. e não do verdão da Água Branca de São Paulo. Tá bom assim?
Santos, o meu clube querido.
E por falar de futebol, aos sábados, há sempre alguma partida para ser assistida pelos torcedores do futebol brasileiro. Por ser sábado, a preparação começa desde as primeiras horas da manhã, quando esses fanáticos se vestem com as cores do clube favorito e começam a mandar pra goela  as ditas cujas, destiladas e oriundas dos canaviais brasileiros, para começar a preparação às emoções que irão explodir aos gritos de goool! ou dos uuuhhh! ou ainda com os elogios dirigidos à mãe do árbitro, mais conhecido como juiz de futebol.
Está na Biblia Sagrada
E assim a vida vai nos levando a ganhar mais este sábado que, depois da meia noite, irá se transformar num domingo, identificado logo pela manhã, com o badalar dos sinos das igrejas, anunciando e chamando os seus fiéis para as obrigações religiosas conjuntas  para com Aquele que começou tudo isso e descansou no. . .sábado! Pois bem, ninguém sabe desde quando Ele inventou o que fez. Quem se interessar pelo assunto,que consulte  a Bíblia Sagrada  Só ela tem tal informação.
Olha aí porque o sábado é diferente. Ele não cobra nada e nem exige algo de nós. Se de segunda à sexta, temos a obrigação de trabalhar para 
ganhar a vida e no domingo, temos, logo pela manhã, uma séria obrigação também a cumprir para com a igreja, percebemos, com satisfação que só no sábado, estamos livres, totalmente livres, sem termos obrigação alguma para ser cumprida. 
É por isso que, para mim, o sábado é ótimo.
 Vocês também não acham? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário