segunda-feira, 21 de julho de 2014

SE ACHANDO?

Aldo Zottarelli Júnior
Um dia, o Pedro acordou falante, algo inusitado nele.
- Mamãe, hoje, o Pedrinho está muito se achando - anunciou Jonas, seu irmão mais velho.
Esse verbo, pronunciado como foi, nada diz respeito ao seu verdadeiro significado de se achar.

Achar alguma coisa é o mesmo que encontrar algo que possa vir a ocasionar uma boa surpresa ou um aborrecimento.
Vou ao pai dos burros e leio o verdadeiro significado do verbo achar e não encontro nada que possa interpretar a expressão se achando.
Numa das reuniões diárias dos viúvos da Esquina do Veneno, pelos lados do "Andorinhas", me informaram que se achar é o mesmo que se meter a besta. Deu pra entender? Fiz que entendi para mostrar a minha precária inteligência mas, na verdade, não captei patavinas, ou como diria o já falecido Leandro Lero da Escolinha do Professor Raimundo: "tentei captar a vossa mensagem, querido mestre".
Pois é! Aqui estou para explicar a maneira como o Pedrinho havia despertado naquela manhã e fico enrolando com besteiras que nada tem a ver com o assunto.
Penso que se achar seria o mesmo que gostar de aparecer. Entenderam?
Não?
Eu já sabia.
Naquela manhã, entro no gabinete de uma autoridade local e ouço a seguinte frase:
- Você está se achando com esse óculos, hein?
Pô, meu. Eu apenas portava  um óculos Ray Ban ma-ra-vi-lho-so e comprado um dia antes numa das ópticas da cidade. Eu precisava de óculos com lentes escuras porque havia feito uma operação de cataratas e a luminosidade me feria os olhos. 
Perguntei o que significava aquela expressão se achando e a explicação veio em seguida:  querer aparecer. 
- Aparecer? - perguntei.
- Claro! - foi a resposta e o complemento -  com esses óculos de comandante de Airbus você quer o quê? Ganhar Todas? 
Entendi o significado do se achar e permaneci quieto. O meu rosto  avermelhou-se, o que costuma acontecer quando entro em pânico ou  fico "sem graça."
E aqui estou tentando contar porque é que o Pedrinho acordou se achando naquela manhã.
Vou explicar. Sabe lá o que é torcer para um clube de futebol e este mesmo clube se torna campeão da Copa Libertadores de América?
Pois foi o que aconteceu com o clube do Pedrinho na noite anterior, em pleno Estádio de La Bombonera, em Buenos Aires. O seu Sport Club Corinthians Paulista havia conseguido o impossível e, por isso, os corintianos, no mundo todo, com certa razão, se achavam no dia seguinte. "Sabe lá o que é ser campeão da Libertadores de América?"- perguntariam os proprietários do Iaquerão e completariam: "bota mais uma para festejar com São Jorge."
Como não sou corintiano, vou continuar sonhando, como os outros torcedores do Santos Futebol Clube, com  a conquista de um título semelhante para poder me achar.  "Entende?"- como diria o Pelé.  Por enquanto, vou continuar me procurando.  
Até quando? Quem sabe?
Bem. . .  agora, estamos conversados!

O autor é educador, escritor e músico.
e mail: aldozottarellijunior@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário