segunda-feira, 7 de julho de 2014

BRINCANDO COM AS PALAVRAS.

Aldo Zottarelli Junior

Há frases e palavras que classificamos como exageradas e outras que nada significam, apesar de algumas serem consideráveis. Vamos brincar com elas. Esta, por exemplo:
"Nem que a vaca tussa, eu vou fazer isso ou aquilo".
Já imaginaram uma vaca tossir? Deve ser horripilante! Pois é!
Nada será feito.



Uma colorida:
"Você fala assim porque não conhece a cor da chita."
Qual chita? A do tecido da roupa da Jane ou a macaca do Tarzan?
Vamos pegar o cipó e sair dessa 'arvore.
Enganativa ou uma de corno ativo.
"Me engana que eu gosto."
Esta significa o inverso, porque é alguém que está sendo enganado e diz gostar disso. Lamentável! Jamais poderia ser briga de algum casal.  Eu tenho as minhas dúvidas
Podemos partir para o religioso? Vamos lá:
Missa ou culto:
"Domingo, depois da missa( ou do culto)."
Esta é antiga. Alguém, indiretamente, afirma que jamais irá fazer algo que pediram. E o pior 'e que tem gente que fica esperando acontecer.
Santificada:
"Pela santa mãe do guarda!"
Ouvi o locutor esportivo Sílvio Luiz falar isso durante uma transmissão de futebol, via TV, e até agora, ainda não consegui entender o seu significado. Alguém sabe?
Quando eu conseguir, eu direi pra todo mundo. OK?
Uma frase ecumênica:
"Se Deus quiser eu . . ."
Já imaginaram se Deus não quiser? Que culpa Ele tem, oh my God! Pois é, se fosse assim, eu não estaria escrevendo e nem  vocês lendo porque Deus não iria admitir que eu escrevesse essas baboseiras e vocês perdessem tempo em lê-las. 
Conclusiva:
"E assim vamos levando a vida. Eu aqui e você ali."
É possível tanta ignorância? E se eu levasse a minha vida ali e vocês aqui. Mudaria alguma coisa? Pois é!
Esse meu "Pois é" já fez história e agora faz parte da maioria dos meus artigos e comentários. Ouvi essa expressão de alguém querido, e dai em diante, passei a aceita-la como normal naquilo que falo e escrevo.
Com vocês, que sofrem ou se divertem aceitando tais expressões , espero que nunca deixem que elas façam parte do seu cotidiano? Vocês  merecem muito mais, com certeza!
Agora, eu gostaria de perguntar se este assunto em pauta agrada?
Por favor, não respondam de imediato porque:
" O apressado come cru." Esta 'e alimentar!
Gostaram dessas inexpressivas mas amplamente frases culturais?
Pois 'e!

O autor 'e educador, escritor e músico.
e mail: aldozottarellijunior@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário