quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

COMO ENTENDER UMA ELEIÇÃO.

Gostaria de entender, mas não consigo.
Depois vão dizer que me explicaram e eu mostrei não entender nada e a coisa ficou nisso mesmo. Deu para entender? Pois é. Vou explicar.

Levantei esta semana com vontade de corrigir o mundo e tentar explicar a mim mesmo o que significam eleições, posse dos vencedores, depoimentos, mudanças radicais, estruturas de governo, etc, etc, etc.
Daí, procurei os recortes dos jornais e fugi das leituras diárias dos resultados esportivos e tentei me controlar e adentrar em assuntos da política governamental, aquela que a gente entende ou pensa que sabe mas não sabe nada, Deu pra entender?
Assim fui adiante.
Sei que houve eleições para presidente dos EUA.
E daí? eu perguntaria a mim mesmo. O que significa para mim e para os que vivem comigo a eleição do presidente dos EUA?
Eis aqui um problema simples que poderia se revestir de aço e ferro e dominar tudo o mais.
Aliás, o que significa tudo o mais?
Pois é, quem sabe que tente explicar.Vai ser difícil.
Quem ganhou diz que vai mudar a forma de governar o maior e mais forte país do mundo. É possível? Não sei. Mas vamos lá.
Vamos levantar o paredão e os EUA ficarão livres doMéxico. Será?
Ficar livre é força de expressão. Vai se tentar impedir que pessoas do México invada os EUA como acontece agora com os emigrantes. E daí?, eu pergunto.
Quem vai pagar o serviço. O muro vai ficar do lado norte-americano ou mexicano?  Do lado que ficar vai pagar. Ou não?
Meu Deus, eis a confusão nascendo devagar e não se sabe até onde irá chegar ou quem irá pagar.
Mas o novo governo dos americanos quer assim e passam a afirmar que assim será. Como?
O resto do mundo até já comprou os ingressos das numeradas, das arquibancadas, etc, e vai ficar observando ou torcendo para essa intempérie política. Quem ganhar leva.
Mas, leva o quê?
É aqui que mora o perigo. Dependendo do resultado, muita gente vai comemorar e outras gentes não irão gostar. Quem é que gosta de perder, meu?
Continuo a pensar se entendo de política e chego a conclusão que não entendo nadinha de nada. Mas ela está ai para tentar ser explicada  a todos.
Vou tentar me aprofundar sobre esse acontecimento para poder mais tarde acompanhar o que irá ser explicado e para que eu entenda definitivamente o que é despertar e adormecer num país democrático ou não.
E, talvez eu me sentirei melhor ao procurar comprender o que os candidatos dizem e afirmam que irão fazer para a melhoria do povo.
E o que significa a melhoria de um povo?
Ainda não sei. E quem sabe? Pois é!

Nenhum comentário:

Postar um comentário