segunda-feira, 18 de junho de 2012

QUEM SAI NA CHUVA É. . .

Eu me lembro muito bem de um certo presidente do Sport Club Corinthians Paulista, senhor Vicente Mateus, que tinha o costume de trocar  as frases e virava motivo de piada.
Dizem ser dele aquela que afirma "quem sai na chuva é pra se queimar!"
Não sei se é verdade, mas que é engraçada, é!
O motivo da citação de uma frase pitoresca,  além dela poder significar muita coisa,  nós tomamos algumas medidas pessoais e depois não aguentamos o rojão. Querem um exemplo: o ladrão entra numa casa par assaltá-la. Ë preso e levado para a delegacia. Depois terá que ser julgado, condenado e cumprirá pena. Nada terá a reclamar. Assaltou? Agora . . .pague!
Há casos e mais casos em que esse tipo de frase se caracteriza pela sua existência. Na área de ladrões, há aquela muito citada: " ladrão que rouba ladrão, merece cem anos de prisão." Pois é. Ela não funciona no antro dos políticos. Ou alguém duvida?
Entramos numa quadra esportiva pra disputar uma partida esportiva. É jogo de decisão. Não poderá haver empate. Só vitoriosos. Perdemos! E daí? Bem. . . enfiamos a viola no saco e vamos cantar noutro lugar.
O saber perder e saber vencer fazem parte do cotidiano das pessoas que vivem neste mundo.
Época de revolução cívico-militrar no Brasil.  De um lado, as tropas  defendendo a constituição e o direito. Do outro, os revolucionários que não queriam nada disso. Até hoje, dizem que estes queriam sindicalizar ou transformar o Brasil em uma república comunista.E o que deu?
Os dois lados usaram das armas e da inteligência para vencerem os adversários. Um dia, tudo isso acabou e a coisa voltou a funcionar novamente.Os militares venceram e os direitos de todos nós passaram a ser respeitados e vamos em frente.
Quando eu falei que numa disputa esportiva, aquele que perdeu enfia a viola no saco e se arranca, é verídico!
Entretanto, neste Brasil varonil, depois de acabados os atos revolucionários ou anti-revolucionários, a coisa descansa por algum tempo e volta em forma de cobrança.
Acabaram criando conselhos e associações para ouvirem os derrotados e, se possível, tentar mudar a opinião pública e fazê-la voltar-se contra os vencedores. Isso é absurdo! Tentar mudar um resultado para que os perdedores sejam compensados e, indiretamente, receberem o indevido é mais do que um absurdo. Claro!
"Perdeu tem que ajoelhar e se ajoelhar tem que rezar" é a frase do momento.
A presidente Dilma prestou depoimento em 2001 e confirmou os atos sofridos como prisioneira dos militares, durante o golpe militar. Nem por isso o resultado mudou ou será mudado na história do Brasil. Ela, a nossa presidenta, nos dá o exemplo de respeito ao resultado da revolução, onde ela foi uma guerriheira e perdedora. Graças à democracia, vencedora daquela luta armada, Dilma é a presidenta deste Brasil que tanto amamos e respeitamos com paz e justiça..
Há quem pretenda que isso se altere e se esforça para que os jovens sejam rebeldes e saiam às ruas para uma nova revolução. Piada!
Hoje, vivemos num país democrático onde o direito e a obediência as leis é o mais importante. Estamos todos de acordo. Por isso, tempos as nossas eleições onde escolhemos livremente aqueles que irão  nos dirigir, legislar e oferecer a esse pais, uma política social de acordo com as nossas necessidades.Falta apenas acertar o espaço econômico para nos transformarmos naquilo que queremos ser,  mesmo com alguns políticos tentando corromper a nossa história.  Nada disso!
Precisamos, apenas, escolhermos as pessoas certas e isso faremos, a partir de agora, porque sabemos, na realidade, que "aquele que entra na chuva irá se molhar e não se queimar" Ou ainda os "cem anos de prisão estão chegando para os corruptos e ladrões do nosso país"
Paz e muita paz é o nosso desejo para todos. Até para os que perdem e não sabem perder.
Não é mesmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário