quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

INSPIRAÇÃO

Inspiração é algo bastante difícil de ser conseguida.
O meu pai me contava que nós somos o fruto da nossa própria inspiração, tentando me explicar que tudo que fazemos ou realizamos nasce de um momento de inspiração.
Essa lição ficou para sempre comigo e rezo todas as noites para que a minha inspiração jamais se afaste de mim.  E explico.
O nascimento da inspiração
Se você não tiver dentro de você algo que leve a realizar alguma ação, você girará em torno de você mesmo e provavelmente cairá atordoado. E, esparramado no chão, tentando abrir novamente os olhos, que insistem em permanecer fechados, para aliviar a tontura que tomou posse da sua mente, você provavelmente, tentará pensar onde errou para ter caído daquela maneira.
Faltou-lhe algum apoio ou algo semelhante?
Nada disso!  Você apenas deixou de lado o fator de se inspirar em alguma coisa que lhe desse sustentação para rodopiar em volta de si mesmo sem cair. É claro que você sabia que o rodopio poderia deixar-lhe tonto e cair.  Portanto, a consequência do ato estava prevista. Faltou-lhe, com certeza, a inspiração de uma ação correta e sadia para que tudo desse certo sem qualquer tombo ou ameaças do dito cujo
A vida nos proporciona muitas situações de rodopios e quedas. Vivendo e aprendendo.
Conversei com um escritor e lhe perguntei sobre o que significava para ele essa tal da inspiração.
A sua resposta foi imediata e direta. "Não posso responder-lhe agora porque me falta inspiração para isso."
Caí na rea e conclui que a Inspiração vem e vai, com ou sem a nossa vontade?.  É verdade. Pura verdade!
Ao escrever essas crônicas diárias, tento fazer um exercício inspirado na minha própria inspiração de escreve-las. Se a inspiração me falta, as letras do meu teclado ficam duras e apagadas  não me dando condição alguma de escrever qualquer coisa. O que devo fazer para que a inspiração se apresente? Vamos lá. Lá? Aonde?
Eu disse que a inspiração é algo bastante difícil de ser conseguida.
Me levanto da cadeira em que estou sentado diante do meu Apple e programo algumas músicas para serem ouvidas.  Deito-me numa cama que se encontra ao meu lado e deito-me nela, permanecendo com os meus olhos bem fechados. Desligo-me de tudo. Nada penso. Apenas escuto as canções maravilhosas que foram programadas.  Permaneço deitado e quieto por alguns minutos até que apareça em mim essa tal de inspiração para voltar a escrever alguma coisa.
Inspiração difícil
Ela chega sem pedir para entrar na minha mente.  Mantenho com ela uma conversa mental muda. Ou seja, apenas uma conversa pensante, sem som de audio algum. De repente, ela se impõe e me obriga a abrir os olhos e levantar-me da cama. Sento novamente na minha cadeira, diante do meu computador. Experimento as teclas e elas estão leves e soltas. Ótimo!  Agora, posso escrever, novamente.
Deixo-me levar pelas fantasias que a minha inspiração desenha e vou tentando ajustar as palavras que brotam na minha cabeça, tentando explicar o seu conteúdo. 
Interessante o que acabo de escrever: conteúdo da minha inspiração.
Acabo de entender o que realmente significa uma inspiração. 
Ela está proporcionalmente ligada ao seu próprio conteúdo. Sem ele, ela deixa de existir. E se ela deixar de existir, voltarei a deitar-me na cama e silencionsamente sonhar.
Ninguém consegue criar algo se não houve alguma inspiração para isso. 
Os atos que fixam a nossa passagem pela vida têm relação direta, virtual ou não, com o poder de inspiração que cada um de nós possuímos. Esta será a regra vital. Sem ela, nada se constrói e tudo se destrói. Procure entende-la e você saberá, na realidade, a importância da inspiração para todos, sejamos, escritores, artistas, poetas, músicos. políticos ou qualquer coisa.
Está na Bíblia. . .
Inspiração é vida, assim como a vida é fruto da inspiração de cada um. Foi ela que deu a Deus o poder de criar todos nós. Ou não foi? Claro que foi! A Bíblia está aí para provar.
E,pensar que, no início desse artigo, eu não tinha inspiração alguma para escreve-lo. 
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário