terça-feira, 30 de julho de 2013

QUEM PODE TER UM CANAL DE TV?

                                                                  Aldo Zottarelli Júnior

Há cinco anos, um diretor da Radio Jovem Pan me aconselhou a fazer da Rádio Excelsior de Rio Claro uma rádio com imagem. Gostei da sugestão e pouco tempo depois a emissora de Rio Claro começou a transmitiir as imagens de sua programação, através da Internet. Ou seja, uma nova emissora de TV nasceu e transmitiu "ao"vivo" as imagens com audio do carnaval da capital da alegria. Vários internautas de países distantes assistiram e elogiaram o que viram na telinha de seus computadores.
Naquele ano, o comercio vendia um computador para cada três aparelhos de TV que as famílias brasileiras compravam...e a Internet continuava crescendo.
Com o tempo, aquela situação poderia sofrer alterações ou  até inverter, com o rápido avanço da tecnologia da informática. E foi o que aconteceu.
A Rádio Excelsior já transmitia seus programas como se fosse uma  emissora de TV via NET permanente, quando optei pela sua venda para o Grupo JC de Comunicação.
Havia a necessidade de agilizar o projeto TV via NET da emissora porque o mercado estava mudando para a seguinte comparação: a venda de aparelhos de TV, com entrada e saída para a Internet passou a ser uma realidade. Assim, ficou possível usar a televisão, não importando o tamanho da tela, para captar e produzir imagens da internet através do computador, telefone celular, tablets e outros. Impressionante, não é? Pois é!
E pensar que, há cinco anos antes, eu e poucos profissionais de radio e TV já sentíamos que isso iria acontecer no Brasil. Agora, todo mundo pode ter a sua emissora de TV via internet em sua casa.
O futuro das redes de TV já está sendo definido. Somente meia dúzia delas sobreviverão porque o custo para mantê-las é altíssimo e nem sempre compensatório. Por isso, as grandes redes passaram a usufruir também da Internet para ganharem mais espaços para as suas marcas.
É bastante provável que, em poucos anos, o número de emissoras de TV via NET será muito alto sendo necessária a aplicação da regra "da quantidade nasce a qualidade." Portanto, poucas terão a visita esmagadora de internautas assistindo e se divertindo com as suas programações.
Outro fato incontestável é que se hoje o número de internautas é igual ou superior ao de telespectadores das redes, nos próximos anos a audiência será incalculável, porque não podemos nos esquecer que as redes são locais ou nacionais e a internet vai mais longe - ela é internacional ou seja, poderá ser assistida em qualquer lugar do mundo. 
Observação: Aqui está uma dica para as emissoras comunitárias.
O custo desse tipo de TV é baixo porque existem os programas para a produção, editoração e tudo o mais que for necessário para colocar um programa televisivo no ar, com qualidade e até com uma certa sofisticação.
Através da própria Internet e seus canais sociais, há possibilidades na obtenção gratuita dos mais variados assuntos divulgados e mostrados com imagens como shows, filmes, entrevistas, esportes, dramas, curiosidades e notícias. Será preciso, apenas, uma disciplinada e cuidada programação, além de bem feita, levando-se em conta a audiência rotativa aos fatos colocados na Internet.
Nos Estados Unidos, isso já ocorre em emissoras de TV das redes ou via NET com as repetições exaustivas diárias de noticias e esportes.
Quanto ao conteúdo de cada atração de uma TV via NET, este será ditado pela sua direção que precisará conhecer muito bem o que um internauta quer ver e ouvir na sua tela da TV. As redes sociais já demonstram isso  constantemente. Gravações amadoras ou até familiares serão sempre bem vindas porque elas mostram detalhes que jamais seriam vistos num programa normal de uma emissora de TV. É aqui que a TV via NET ganha muitos pontos e muita audiência sem ser molestada pelas redes.
Pesquisas e perguntas devem ser fatos comuns para aqueles que conhecem o funcionamento de um canal de TV. Em cidades do interior esse tipo de profissional é difícil de ser encontrado porque o seu campo artístico/cultural passa a ser local e não nacional ou internacional. Daí ser necessário o cuidado para não queimar a marca de um novo canal contratando quem nada entende ou apenas é um curioso nessa questão.
A verdade é única. O mundo mudou e os meios de comunicação também mudaram.
Hoje em dia, as TVs via internet  e as redes sociais são os meios que mais se idetificam com os internautas/telespectadores. 
Duvida? Então me responda: você consegue viver nos dias atuais sem consultar a Internet no seu computador, telefone celular ou na sua TV?  Pois é.
Qualquer dúvida a respeito dessa mudança na história das comunicações do rádio e da TV, faça um contato com o meu e-mail: aldozottarellijunior@gmail.com

                                                                         O autor é educador, escritor e músico 
                                  

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