quinta-feira, 18 de julho de 2013

A ESCOLHA É NOSSA


                                                                           Aldo Zottarelli Junior

O Tião Mineiro sempre foi e continua sendo o amigo que eu gosto de consultar sobre diversos assuntos. Suas respostas são sempre filosóficas.
Voz mansa e com um sorriso maroto em seus lábios, aquele homem sabe das coisas e mais ainda: adora contar "causos" especiais.
Como o nosso país está atravessando por um período de instabilidade política com o povo nas ruas exigindo isso e aquilo e perturbando o sono e o sossego dos nossos governantes, pedi para que ele me respondesse ou me contasse como via o Brasil, naquele momento, e qual seria a saída.
Ele me pediu para, antes de tudo, contar uma estória. E contou. 
Dois amigos, João e José, lá pelos lados dos "confundós" do interior mineiro, comemoravam alguma coisa e depois de algumas doses da "branquinha mineira, começaram a filosofar. 
- Oh João - disse José - eu estou muito preocupado com você.
- Por quê?
- Porque um dia, você vai morrer e será enterrado.
- Claro!. Da morte ninguém escapa. Né?
- Eu sei. Debaixo da terra os vermes vão aparecer e comer todo o seu corpo.
- Bem, e daí?
- Daí, esses vermes, bem alimentados e por um milagre da natureza irão se transformar em borboletas, gramas, frutos, etc.
- Beleza. E depois?
- Depois as vacas irão comer a grama e tudo mais.
- Elas tem o direito de se alimentarem ou não tem?
- Essas vacas vão fazer cocô. Eu vou olhar aquele cocô todo e pensar: João, como você mudou. 
Imediatamente,  João tomou a palavra e disse:
- Espera aí ô Zé.Você também irá morrer e será enterrado.
- Isso é normal, uai!
- Debaixo da terra os vermes vão "papar" todo o seu corpo.
- Claro!
- Depois pelo milagre da natureza, os vermes vão ficar fortes e irão se transformar em gramas, etc. Não é?
- É! E daí?
- Daí as vacas irão fazer as suas necessidades fisiológicas. . .
- O que é isso, uaí?
- Elas vão fazer cocô. Então eu vou olhar para aquele monte de bosta e pensar: José, você não mudou nada.
 Confesso que achei engraçado o que o Tião me contou e perguntei a ele o que aquela estória teria a ver com o Brasil atual.
Ele me olhou e caiu numa gargalhada. Depois me disse:
- É questão de escolha. Você escolhe qual final que você quer para identificar o Brasil, ou seja, mudar para ser o país da caca ou permanecer o país da caca como está acontecendo. Ou seja, a caca continuará a ser, de qualquer maneira, o espelho do país. Não é?                                                    
                                                                        O autor é educador, escritor e músico
                                                                        E mail: aldozottarellijunior@gmail.com 
                                                                        Blog: www.notasdoaldo.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário