quinta-feira, 12 de março de 2015

PARIS, CAPITAL DO MUNDO./ PARIS, THE WORLD CAPITAL

Alguém me disse que Paris, capital da França, deveria historicamente ser considerada a capital do mundo. Será? Vamos até lá.

PARIS, THE WORLD CAPITAL
Someone told me that Paris, capital of France, was historically considered to be the capital of the world. Really? Let's go there.

Não sei porque me veio à mente a torre Eiffel, de Paris
Eu me lembro muito bem dela e confesso que fiquei todo arrepiado a primeira vez em que a vi. E quem não ficaria?
Era para ser destruída durante uma das guerras mundiais e só não foi porque através da sua altura, os sinais de rádio captados pelos franceses indicaram a invasão das tropas inimigas em território francês. Com isso as tropas dos inimigos jamais chegaram à Paris.
É por isso que essa torre é o símbolo da resistência francesa e passou a ser  admirada, reconhecida e amada pelo povo da França.
Alí eu estava. Bem à sua frente. Comecei a analisar as dificuldades que o engenheiro Gustave Eiffel enfrentou para transformar uma área pantanosa em base fixa para elevar a torre mais famosa do mundo. Deu no que deu. Hoje, o mundo todo quer, porque quer, conhecer essa torre e conservar na mente  os esforços concentrados e aplicados pelos parisienses para erguer aquele monumento que significa paz, união e defesa da França. Pois é!
Saio do lugar onde estou e sem perceber encontro-me ao lado do Arco do Triunfo. Outro monumento que tem, em cada bloco nele colocado, a sintonia com a vitória das tropas francesas numa das suas sangrentas guerras mundiais.
Sentado em uma das confortáveis cadeiras das mesas espalhadas de uma lanchonete, na calçada à direita do monumento, percebo que estou rodeado somente de figuras parisienses saboreando cafezinhos ou chazinhos acompanhados de pequenos brioches macios. Marca nacional! Muito bom. Eu gostei!
Olhando em direção a um cachorro deitado em baixo de uma das mesas, com a sua cabeça descansando nos pés de sua dona, que fazia gestos de carinho nos pêlos caninos e brancos do seu corpo, levantei-me e fui à procura de um taxi para me levar ao Museu do Louvre.
Outro local de muita importância para a cultura francesa e mundial. A pirâmide de vidro que identifica a entrada do Museu me deixou paralisado por segundos. Não acreditava no que eu via. Depois, relaxei-me e entrei naquele local à procura da sua mais rara obra: o quadro onde estava o rosto e o sorriso da Mona Lisa ou La Gioconda, de Leonardo da Vinci. Impressionante! Fiquei uma hora olhando para aquele rosto. Parecia que ela estava sorrindo somente para mim. Será?
Quando acabei com as minhas determinantes quatro horas de visita ao Louvre, saio e caminho em direção à esquerda e chego ao ponto em que os turistas sempre escolhem para terminar a jornada diária: o rio Sena.
Desço pela sua margem fétida de urina e sento-me num pequeno banco de cimento e olho para as águas movimentadas daquele rio que conhece tudo sobe a história de Paris. Suas revoluções, suas guerras, suas mortes, seus heróis, seus barcos com nomes de sua gente, acreditando que um dia toda a França teria a liberdade, a fraternidade e a igualdade como padrões de referências.  E era essa a verdade que eu presenciava, naquele instante, ao ver as pequenas ondas do Sena norteando e lembrando as conquistas de um povo que sabia o que queria: a sua liberdade e a sua democracia.
Na outra margem do Sena vejo a sombra de algo que me emocionou: a Catedral de Notre Dame. O lugar sagrado dos parisienses que, juntamente com a Catedral de Sacré Coeur, protegem a religiosidade desse povo que tem na Virgem Maria a sua mais nobre inspiração, proteção e respeito. 
E pensar que em muitos lugares isso não acontece. Que pena.
Levantei-me daquele banco de cimento e subi os degraus da pequena escada na margem do Sena. Caminhei alguns metros e parei. Olhei para trás. O que será que me levou a tomar esse gesto?
Não sei explicar.
Fechando os meus olhos lembrei-me que aquela cidade era conhecida como Cidade Luz porque suas luzes jamais se apagam e leva todos que a visitam a compreender o seu "time".
"Time" da alma e do corpo.
Assim, muitos afirmam que a capital da França deveria ser a capital do mundo, pelas lições de vida e de liberdade que ensina. Será?
E pensar que eu escrevi somente 5 por cento do que eu vi e senti em Paris.
Pois é!


PARIS, THE WOLRD CAPITAL


Someone told me that Paris, capital of France, was historically considered to be the capital of the world. Really? Let's go there.


I do not know why he came to mind the Eiffel Tower in Paris
I remember her very well and I did get goose bumps the first time I saw her. And who would not be?
It was to be destroyed in one of the world wars and was not only because through its height, the radio signals received by the French indicated the invasion of enemy troops in France. Thus the troops of the enemy never came to Paris.
That's why this tower is the symbol of the French Resistance and became admired, recognized and loved by the people of France.
There I was. Well ahead. I began to analyze the difficulties that the engineer Gustave Eiffel faced to turn a swampy area in fixed basis for raising the most famous tower in the world. Gave in him. Today, everyone wants because he wants to, know this tower and keep in mind the concerted efforts and applied by Parisians to build that monument which means peace, unity and defense of France. Yeah!
I leave the place where I am and not realizing I find myself next to the Arc de Triomphe. Another monument that has, in each block placed it in line with the victory of the French troops in their bloody world wars.
Sitting in one of the comfortable chairs of the tables scattered in a snack bar on the sidewalk to the right of the monument, I find myself surrounded only Parisian figures sipping lattes or chazinhos accompanied by small soft brioche. National brand! Very good. I liked!
Looking toward a dog lying beneath a table, with his head resting on the feet of his mistress, who was caring gestures in canine hair and white body, I got up and went looking for a taxi to take me to the Louvre Museum.
Another site of great importance for the French and world culture. The glass pyramid that identifies the entrance to the Museum left me paralyzed for seconds. Could not believe what I saw. Then relaxed me and I entered that place in search of his rarest work: the frame where was the face and the smile of the Mona Lisa or La Gioconda, by Leonardo da Vinci. Awesome! I was an hour looking at that face. She looked like she was smiling just for me. Really?
When I put my determinants four-hour visit to the Louvre, go out and left direction in the way and get to the point where tourists always choose to end the daily journey: the Seine.
I go down for its fetid margin of urine and sit in a small cement bench and look at the busy waters of that river that knows all rises the history of Paris. Their revolutions, their wars, their deaths, their heroes, their boats with names of its people, believing that one day the whole of France would have freedom, fraternity and equality as reference standards. And that was the fact that I witnessed at that moment to see the ripples of the Seine guiding and remembering the achievements of a people who knew what he wanted: their freedom and their democracy.
On the other bank of the Seine see the shadow of something that moved me: the Notre Dame Cathedral. The sacred place of Parisians who, along with the Sacre Coeur Cathedral, protect their religiosity people who have the Virgin Mary as his noblest inspiration, protection and respect.
And to think that in many places it does not. What a pity.
I got up that cement bench and climbed the steps of the small staircase on the Seine. I walked a few feet and stopped. I looked back. I wonder what led me to take this gesture?
I do not know how to explain.
Closing my eyes I remembered that this city was known as City of Light because their lights never go out and take everyone who visits to understand their "time".
"Time" of the soul and body.
Thus, many claim that the capital of France should be the capital of the world, the lessons of life and freedom that teaches. Really?
And to think that I wrote only 5 percent of what I saw and felt in Paris.

Yeah!

Tradutor: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário