sexta-feira, 30 de maio de 2014

FREUD EXPLICA

Aldo Zottarelli Júnior

Não me lembro, neste instante, do nome do cara. Só sei que ele era austríaco de nascimento e já morreu há muitos anos. Seu mercado de trabalho era a psicologia ou a psiquiatria ou qualquer ciência que se inicia com o termo psico. O ilustre doutor alcançou os píncaros da glória, logo depois que começou a divulgar os seus pensamentos confusos mas entendíveis e citados nas horas de aperto por aqueles que gostam de bla,bla,blar. Uma delas era a seguinte:
"Você sempre irá desconfiar de outrem, porque se estivesse em seu lugar cometeria os erros que tanto condena."
Continuo a não me lembrar desse sujeito. 



Apesar de tudo, o tal doutor e professor da Universidade de Leipzig, sempre acertou em suas outras opiniões e, com isso, o mundo todo, principalmente os adeptos das psicos da vida, tem no nome de Freud ( êpa, lembrei-me do seu nome) como maior dos mestres. Mas, vamos lá.
Percebo que todos nós temos essa mania de desconfiar de todo mundo e não conseguimos explicar a nós mesmos o porque dessas desconfianças. Se Freud deu as suas explicações e nós as temos em nossos alfarrábios, foi porque ele também foi um autêntico crítico de outros profissionais e sempre se escondeu atrás dessas críticas.
Se levarmos em conta a manifestação citada, vamos observar que aqueles considerados críticos de tudo são os mesmos que dariam mais oportunidades de sofrerem críticas cometendo os mesmos atos dos criticados por eles. Deu pra entender?
Estou cansado de ver pessoas que esculachavam com a classe política pelos erros e falhas cometidas e ao tentarem e conseguirem se eleger, acabaram cometendo as mesmas falhas É mole? Não!  É a dura e infalível corrupção.
Se você conhecer algo diferente, cite ou se cale para sempre! 
Há quinze anos, mais ou menos, um partido de cor vermelha era oposição a tudo e com tudo que acontecia neste país. Ganhou prestigio e admiração do operariado brasileiro, também conhecido como ninho dos trabalhadores. Cresceu e ganhou as eleições. Depois de alguns anos no poder, os escândalos começaram a surgir e agora muitos dos seus líderes se encontram presos, por corrupção ou outros crimes mais comuns. Se estivesse viva, a minha avó Anolina diria na sua simples filosofia: "Aqui se faz, aqui se paga!"
Entretanto, "o mundo gira e a Luzitana roda" e eu completaria: a festa continua e nada acontece.
O meu amigo Flávio, o crítico popular da cidade, acrescenta nessa minha opinião que "se todos fossem punidos, nós não estaríamos soltos." Pois é. Freud explica o que já citamos ser da sua filosofia.
Até onde isso nos levará eu não sei , mas que tem gente querendo ocupar o lugar de Deus. . . tem!  E como tem!
E o pior é que tudo isso vai fazer de Freud o grande culpado. Ou não?

O autor é educador, escritor e músico.
email: aldozottarellijúnior@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário