sexta-feira, 30 de maio de 2014

FREUD EXPLICA

Aldo Zottarelli Júnior

Não me lembro, neste instante, do nome do cara. Só sei que ele era austríaco de nascimento e já morreu há muitos anos. Seu mercado de trabalho era a psicologia ou a psiquiatria ou qualquer ciência que se inicia com o termo psico. O ilustre doutor alcançou os píncaros da glória, logo depois que começou a divulgar os seus pensamentos confusos mas entendíveis e citados nas horas de aperto por aqueles que gostam de bla,bla,blar. Uma delas era a seguinte:
"Você sempre irá desconfiar de outrem, porque se estivesse em seu lugar cometeria os erros que tanto condena."
Continuo a não me lembrar desse sujeito. 


sábado, 24 de maio de 2014

FATOS DE UMA HISTÓRIA POLÍTICA.

Aldo Zottarelli Júnior

Primeiro fato:
ao ouvir, cheguei a duvidar da notícia, mas ela foi confirmada: no Irã, um certo cidadão foi condenado à morte e executado por ter dado um "calote" nos cofres públicos daquele país. Como ele era importante, mandou a brasa e deu um prejuízo de alguns milhões de dólares para o governo e indiretamente para o pacato povo iraniano. É isso aí. Se o caso estivesse ocorrido neste Brasil varonil,  o salafrário estaria solto e comandando operações de  câmbio com políticos e empresários influentes. Nem preso ou julgado o dito cujo seria ou ainda, se estivesse registrado no partido do governo ganharia, sem dúvida alguma, algum cargo de confiança altamente remunerado, com desconto de 10% do seu salário para o partido que o nomeou. Não falei do governo federal ou estadual e muito menos municipal. Todos tem o mesmo defeito filosófico de remunerar fantasmas e bandidos. Quem duvida?


terça-feira, 20 de maio de 2014

A SUBJETIVIDADE DA POLÍTICA.


Aldo Zottarelli Júnior
Não gosto de comentar sobre a política porque se trata de assunto coordenado pelo direito subjetivo e tudo que é subjetivo merece uma certa atenção porque, no final, alguém irá pagar uma conta bastante cara. As eleições são os testes para definir esse campo que  pertence a um Estado democrático, onde todos somos o que não somos e queremos ser o que nunca seremos. Deu prá entender? Pois é, assim é a política que desperta, por isso mesmo, uma ciumeira danada aos que estão do lado de fora e que namoram um cantinho para a sua sustentação financeira, como os que estão exercendo alguma atividade política, geralmente não identificada com a própria personalidade.
A inveja mata e . . .mata mesmo! 


terça-feira, 6 de maio de 2014

A MENTE NÃO AGUENTA.

Aldo Zottarelli Júnior


Há duas frases que me chamam a atenção: "Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje" e "O apressado come cru".
Percebem que as finalidades de ambas são antagônicas porque enquanto uma manda você fazer a  coisa rapidamente, a outra sugere você esperar para fazer. Que coisa!
Eu acho bacana a segunda frase e, quando posso, sigo a risca, sem perder de vista que a lentidão da tartaruga pode perder uma corrida. Não é?