segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

MENTIRAS

Não sei porque a mentira habita até nas sombras de cada um de nós. Deu pra entender?
Vou tentar explicar. Vamos lá.
Pra começar, me diga se você já mentiu alguma vez. Claro que a sua resposta deveria ser positiva mas você prefere a negativa. Desminta-me se estou errado. 
Está vendo como estou certo e você pensava que iria. . . me enganar, né não? Pois é.
Porque será que todos nós praticamos várias mentiras por dia e temos a vergonha de admitir tamanha vulgaridade e diminuição do nosso ego. Quem souber que me responda, imediatamente! É sempre assim. Admitimos para nós mesmos que somos mentirosos e tememos confessar esse pecado.  Sim, porque a mentira faz parte do cotidiano de qualquer cristão. Está no Antigo e no Novo Testamento bíblico. É só procurarmos. Os dez mandamentos que formam a Lei de Deus, entregue a Moisés, têm na mentira a base do cometimento de cada um deles.
A verdade é que a mentira impera e ela afirma que a verdade é a culpada disso tudo. Será?
Vamos nos concentrar no que já fizemos hoje. Não importa se atingimos o que queríamos, mas o nosso sonho de cometer uma mentirinha foi realizado. Que coisa, meu? E eu pensando que um dia deixaria de ser mentiroso. Freud explica isso muito bem.
Gostamos de contar as nossas aventuras e dramas vividos aos amigos, não nos importando se durante a narração alguma mentira entra no pedaço.  "Podes  crer" , diria o meu grande amigo, cujo apelido é "Carioca" por causa da pronúncia de suas palavras. E ele nunca foi carioca. Era a mania chick de falar que ele usava para dar uma certa beleza e importância à sua personalidade que os caipiras, como eu, achavam que era bacana porque falava como os moradores do Rio de Janeiro. Taí.  Ele produzia uma mentira e nós ao acreditarmos nela, também acabávamos nos enganando a nós próprios. Ou seja, mentimos "ïn line" ou para nós mesmos. Bem diferente do "on line" que leva a mentira para todo o planeta.
É mais fácil mentirmos "ïn line" ou "on line"?  Não sei! Depende do "line", entenderam?
Como diz o meu amigo Tião Dávila: "vamo ki vamo." E vamos mesmos. Só não sei para onde. A mentira escolherá, sem dúvida alguma, o lugar para onde diremos que iremos. E ponha mentira nisso.
Desde crianças, os nossos pais e professoras nos ensinaram que não devemos mentir. Mas no decorrer dos dias, meses e anos, observamos que são eles que acabaram nos ensinando a mentir. Faça um retrospecto de sua vida e veja se não aconteceu o mesmo com você. Viu? Pois é!
Está provado que a mentira faz parte do cotidiano e da vida dos humanos sendo, por isso mesmo, a aceitá-la de maneira normal e contínua.
" Passa lá em casa para  batermos um papo."
Existe mentira maior que essa?
" Estava com saudades de você. Foi bom te encontrar."
Eis outra mentira que todos cometemos sem percebermos o conteúdo dessas palavras.
E por aí vamos caminhando dentro do nosso dia-a-dia com mentiras ou não. Um dia isso irá acabar e só iremos perceber quando estivermos enterrados a sete palmos do solo, dentro de um caixão de madeira, etc. 
Do lado de fora a mentira estará rolando a toda. Haverá pessoas tristes pelo acontecimento, como estarão presentes os mentirosos de sempre fingindo sentir o que,
na realidade, nada sentem mas sabem mentir e disfarçar tão bem que muitos acabam acreditando nessas figuras incríveis. 
A mentira sempre existirá e foi Deus que a fez para que o homem pagasse caro por isso. Adão que o diga, principalmente depois de ouvir a sugestão da Eva para mentir ao Criador. Consequência: ambos foram expulsos do Éden.
Como Deus sabia tudo o que iria acontecer, tá na cara que Ele sabia também que o outrora boneco de barro iria mentir e. . . mentiu!  Deu no que Deu. Meu Deus! 
Não pensem os que acompanham esta coluna que a mentira irá acabar. Nunca!
Até a estória do final do mundo, amplamente diversificada e esperada acontecer nos milhares de anos que passaram desde o dilúvio bíblico sentido por Noé e a sua Arca Animal, faz parte das mentiras mais deslavadas e divulgadas até agora e nada aconteceu e
mais ainda.. . . não acontecerá, com certeza. 
É melhor deixarmos a mentira crescer cada vez mais até que ela se confunda com a verdade, para que todos fiquemos sem saber onde uma começa e outra acaba. Aí é bem possível que inventem mais um final dos tempos que irá tomar conta do espaço sideral. 
Então será o final dos planetas, estrelas, asteroides , etc. Sabem lá o que é isso?
Bem que poderia ser uma nova mentira a ser contada no espaço inter-planetário. 
Não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário