terça-feira, 30 de agosto de 2011

QUEM FOR BRASILEIRO . . .


Quando eu era criança, o meu pai colocava na minha cabeça um chapéu feito com jornal. Me dava uma espada de madeira e calçava uma botina nos meus pés. Então eu saia pelas ruas gritando "quem for brasileiro que me siga!" Engraçado, depois de alguns anos, durante uma aula de História do Brasil fiquei sabendo que foi Duque de Caxias que havia desafiado os seus soldados a seguirem com ele numa batalha contra o exercito do Paraguai, gritando " Siga-me quem for brasileiro". Pois é. História é história e a minha foi apenas uma estória. Aí, estória é outra coisa.
Hoje, fico matutando se aquela frase heróica do nosso Caxias teria algum efeito na população atual do meu Brasil varonil. E eu explico. Se você desafiar alguém a seguí-lo por ser brasileiro é perda de tempo. Todos dirão para deixarmos o Brasil pra lá. Isso porque aqui só seguimos o Trio Elétrico de Salvador ou uma escola de samba do Rio de Janeiro. E estamos conversados! 
E a brasilidade, ou seja o sentimento patriótico do brasileiro, onde fica? "Não fica", poderá ser a resposta. "Isso é coisa do passado e da história antiga deste país que Cabral descobriu e cometeu o grande erro de não cobrí-lo novamente".  É desta maneira que o jovem brasileiro pensa? - eu perguntaria. Infelizmente a resposta deverá ser positiva.
"Jovem, hoje em dia, é outro papo", diriam alguns. Qual seria, então, esse papo?
Ninguém responde.  É constrangedor. Consigo conversar com alguns jovens e eles me respondem que o Brasil de hoje é isso mesmo. "Nós queremos viver a nossa vida, independente!" Ótimo, eu afirmo. Eu também quero e consegui até agora essa independência. Porém, jamais deixei de amar e a minha pátria e se fosse necessário lutaria por ela. 
Ai, vem a resposta: "Defender a pátria  para  os aproveitadores,traficantes, corruptos, estupradores, sabotadores,marginais e outros menos votados fazerem o que estão fazendo com ela? Estamos fora!"
Que situação está ficando essa Terra de Santa Cruz, nascida com as bençãos da Igreja de Cristo e agora fica sob o domínio do mal. E os jovens estão embarcando nessa? Será esse o futuro da pátria? - eu perguntaria.
"Olha meu: o assunto, para ter valor e o nosso reconhecimento, somente será levado adiante e pra valer se for sobre samba, mulher, cerveja e. . . futebol!  Desta maneira pode desafiar qualquer um a segui-lo e você terá sucesso.   
E pensar que um dia todos nós ouvimos que o Brasil seria o país do futuro. Seria. . .
Náo é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário