terça-feira, 8 de agosto de 2017

A FACULDADE DE MEDICINA E AS CORES AUL E BRANCO

Até ontem eu conheci a minha cidade como a Cidade Azul das Orquídeas. Azul pelo céu magnificamente azulado na maior parte do ano, e orquídeas por ser a cidade com o maior número de colecionadores de orquídeas do pedaço.


Assim, foram se passando os dias, meses e anos até que as coisas foram e vão se modificando de tal maneira levando a todos que aqui nasceram ou escolheram Rio Claro como a sua cidade, entendendo que o céu azul continuará sendo azul, mas a cidade poderá trocar o seu velho apelido e adotar também o branco como a sua principal cor. Será?
Claro! 
Um sonho nascido na minha alma, há anos, ela poderia ser identificada como uma das maiores nos setores culturais e educacionais do interior brasileiro, justificando os seus primeiros cursos superiores particulares da cidade e um novo colégio super avançado, o Integrado.
Fomos todos caminhando em direção a um futuro educacional e universitário grandiosos que, neste dias, nos deu a Faculdade de Medicina de Rio Claro.
O professor Antonio Carbonari, grande amigo e na época diretor presidente do Grupo Anhanguera, me confidenciou que soube nos corredores do MEC, em Brasília, que o governo federal iria aprovar uma dezena de faculdades de medicina pelo interior do Brasil.  
Levei ao Du Altimari, prefeito da cidade, essa informação. Ele achava difícil, assim como muitos, porque a nossa cidade teria dificuldades para conseguir ser uma das indicadas. Faltava um padrinho político.
Entretanto reuniões foram feitas com a presença de um representante da Anhanguera, na época principal interessada. Inicialmente, Rio Claro não teria condições de atender nem 20% das necessidades a serem analisadas pelo MEC para poder ser indicada.
Abrimos a luta. 
Du ficaria com a parte política e eu e o Carbonari com o restante dos canais a serem utilizados para termos a indicação da cidade azul da orquídeas.
A luta foi intensa e a Anhanguera saiu da disputa porque o número de vagas a serem aprovadas pelo MEC era baixa e deficitária para o funcionamento de uma Faculdade de Medicina.
Surgiram outras interessadas, incluindo a atual vencedora os Claretianos.
Quando autorizada, eu vi as fotos festivas nos jornais e percebi que a minha cidade deixaria de ser a cidade azul das orquídeas e logo seria transformada na cidade onde o branco estaria determinando a novo visual dos estudantes pelas ruas rio-clarenses.
Assim,o sonho já se tornou real e nós teremos nesta cidade o funcionamento do curso superior de medicina e outros derivados na área da saúde.
Tres anos estão se completando e chegamos ao ponto final do processo de aprovação.
O importante é saber que Rio Claro já está aprovada como uma das cidades que terão a sua Faculdade de Medicina e todos os que aqui vivem sabem o que isso significa.
Ninguém pede reconhecimento ao trabalho feito até agora aos que acreditavam no funcionamento dessa Faculdade e que  irão sonhar sempre, acreditando que a Cidade Azul das Orquídeas terá um complemento - Medicina!
É o que eu e minha alma esperamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário