sexta-feira, 14 de março de 2014

A ESPERA

Aldo Zottarelli Júnior

O professor pediu aos seus alunos que definissem o significado da palavra "espera", e que não confundissem com o verbo transitivo "esperar".
Foi um tal de todos os alunos abrirem os seus computadores, tablets, dicionários, celulares, etc, a procura do substantivo feminino "espera."
Não vou e nem quero comentar  o que eu ouvi dos alunos daquela classe. Só sei que dei risadas  com os comentários dos que encontraram algo referente a palavra procurada. E foram muitos.
Eu não me preocupei tanto com o pedido do professor, mas me liguei diretamente com a expressão "espera" e com o seu significado.
Consegui entender que ela significa o ato ou efeito de esperar; ponto ou prazo marcado; emboscada, etc. Me concentrei nessas três características e fui buscar o que eu conhecia a respeito delas.
Entendi que "esperar" é o mesmo que confiar(?); crer no futuro; aguardar. Que coisa!  Se esperar é o mesmo que confiar, podemos entender que aquele que confia é o confiante ou o esperável. Será que existe esta última palavra? Deve existir, com certeza.
A verdade, no entanto, é que ao aceitarmos "esperar" como "confiar" vamos entender também que aquele que espera sempre alcança ou se cansa(?) e aquele que confia consegue o que pretende, ou ainda, entrar numa fria. São conclusões e definições contidas no livro que apelidamos de "pai dos burros"e conhecido como dicionário.
A "espera" como ato de esperar vai mais além, e a sua aplicação é das mais variadas que conhecemos na nossa linguagem oficial.
Nascemos, depois de deixarmos a nossa genitora nos esperando por nove meses e, até hoje, não sabemos como isso foi possível porque  nós não aguentamos esperar nada. Queremos tudo logo. . . imediato!
A espera cansa muito quando é longa, sendo um "saco"quando nos mandam esperar. Talvez, por isso, os homens não gostam de esperar e as mulheres, sem saco algum, acabam aceitando a demora de uma espera. Até sorrindo!
Há também os momentos de encontros de algum casal onde a mulher está sempre atrasada. Claro que proposital. É para medir a paciência do companheiro. Será? Não sei?
Ao requerer os documentos aos órgãos públicos ou empresas privadas, nos é dada a informação que teremos que esperar horas, dias ou meses. Eis aqui a "espera" que aborrece a todos.
A visita de um filho que reside muito longe é sempre esperada pelos pais ou vice-versa. Normalmente, é um tipo de espera vestida com a roupa da aflição. Não é?
E o resultado do vestibular ou do pedido de emprego? A palavra "espera" é pequena no seu conteúdo para explicar o seu significado.
Diz a Bíblia Sagrada que Deus criou o mundo unindo a espera do seu ato com o resultado do mesmo. Cada movimento ou ato cometido tinha como base uma espera para testa-lo. Parece que a espera do boneco de barro responder ao Criador foi a mais demorada. Pelo menos é o que dizem.
Uma operação de um paciente num centro cirúrgico e o estágio necessário na UTI são esperas difíceis de serem aceitas, porque os que estão esperando os resultados ficam impacientes e querem saber de imediato o que está ocorrendo.
A "espera" é  uma palavra pesada e difícil de ser aceita por aquele que espera. Entretanto é uma palavra facílima para quem está sendo esperado. Tudo depende da educação e da responsabilidade de quem se faz esperar.
E assim vamos vivendo a vida esperando o futuro do amanhã que não sabemos como será. 
Alguém me disse que na "espera"é que se conhece ou se mede o homem. Saber esperar é magno e eternamente perfeito, e vivemos sempre buscando o homem perfeito, 
Infelizmente é possível que essa perfeição apareça depois da morte, quando iremos entender o que significa a palavra "espera".
Isso, o professor não disse e nem explicou a nenhum dos seus alunos.

O autor é educador, escritor e músico

e mail: aldozottarellijunior@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário