terça-feira, 13 de agosto de 2013

O NOSSO CORPO NÃO NOS PERTENCE

                          Aldo Zottarelli Júnior

Eu não me lembro quem foi o autor de uma afirmativa de que todos os corpos não pertencem aos seres humanos. Ou seja, nos é dada a responsabilidade de tomarmos conta dos nossos corpos para que eles possam nos atender de todas as maneiras e a qualquer hora. Assim, as doenças e enfermidades que nos alcançam e que se alojam em nossos corpos são provenientes da falta de cuidados que deixamos de ter com eles. Será?
Confesso que não conseguiria responder, se alguém me pedisse tal confirmação. No entanto, posso adiantar que na maioria das vezes, quando ganhei alguma contusão corpórea, foi por abuso de confiança e/ou falta de responsabilidade racional por não cuidar melhor do meu próprio corpo.
Aí está algo para se pensar e dar uma olhada na vida vivida de cada um, porque cada um é cada um e basta! Então, cada um continue fazendo as suas aventuras com o uso do próprio corpo humano que Deus emprestou para ser usado até a chegada da morte. . . amém! 
Interessante ou engraçado?  
Qual seria o significado real da palavra: amém?
Ela nos lembra  de alguma passagem religiosa e se apruma no final de qualquer oração que fazemos. Não é? Pois é!
Muitos diriam que ela tem o mesmo valor de outra expressão religiosa: aleluia!
Deixo para o leitor decidir.
O Tonho, um grande amigo que eu conheci numa pequena cidade do interior paranaense, afirmava que o amém serve para tudo. Até para mandar um palavrão em direção a alguma pessoa. Essa é de matar, ou não é?  O amém servindo de complemento de palavrão? Como?
O Tonho me explicava que ao entrarmos numa discussão com outra pessoa, onde o apelo à educação se perdeu por caminhos distantes, qualquer palavrão fica maior articulado se for colocado no final o tal do amém
Incrível! Eu nunca havia pensado nisso. Mas. . .
Ele justificava a sua opinião afirmando: "cai como um brinco". 
Eis aqui outra frase que nada significa e muita gente a usa como a justificativa de algo que ficou bem ou calhou bem. Calhou? Olha outra aqui! O que é isso,minha gente?
Tudo isso por causa desse tal do amém.
Ficamos parados, sem palavras ou qualquer reação para explicar o acontecido. Aliás por falar em acontecido, me veio à mente, novamente, a figura do falecido Tonho, picado mortalmente por uma cobra cascavel. A sendo sua alma subiu ao andar superior para o acerto de contas com os julgadores dos céus...amém! 
É possível que, com a sua morte, o seu corpo estivesse bem tratado, e a sua  devolução sem qualquer dano reparável ou irreparável, acobertado e garantido pelo seguro divino,  cobrado, sem descontos, pelos exigentes e incorruptíveis anjos e arcanjos . . . amém! 

O autor é educador, escritor e músico.
www.notasdoaldo.blogspot.com
e mail: aldo zottarelli júnior@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário