terça-feira, 29 de maio de 2012

CIDADE AZUL DAS ORQUÍDEAS

Com os meus quinze anos de vida, e na semana de comemoração do aniversário da minha cidade, tinha o costume de me dirigir ao chafariz do índio, no jardim central, para visitar mais uma exposição de orquídeas dos rio-clarenses.  Era lindo demais.
Aliás, nem a rosa, que muitos consideram a rainha das flores, alcançou uma majestade maior na beleza natural do que uma simples orquídea.
Com o passar dos anos, e o uso do cuidado de cultivar esse tipo de flor, a orquídea alcançou o maior de todos os passos que um orquidófilo, por mais simples possível, deu nesses cinquenta anos.
Hoje, o amor ao cultivo dessa maravilhosa planta em todo o Brasil e nas exposições esparramadas em várias cidades brasileiras, nos tem demonstrado que a cidade que mais prêmios ganha nesses encontros é Rio Claro, no Estado de São Paulo.
Diante disso, a antiga fonte do índio, no jardim central de Rio Claro, tornou-se pequena demais pelo número de orquidófilos rioclarenses que surgiam ou que durante a semana de aniversário da cidade, participam de sua exposição anual numa festa de beleza e de até, diria. . . de galhardia das orquídeas.
Êta flor maravilhosa e amorosa.
Digo amorosa, porque certa vez um orquidófilo me mostrou uma linda orquídea e me pediu que eu me concentrasse naquela beleza e procurasse sentir alguma coisa na alma. Obedeci e fiquei encarando a flor. Senti ,em segundos, que nos dois, eu e a flor estávamos nos amando! Incrível!
Experimente! Nenhuma flor lhe dará tal sensibilidade. Somente a orquídea.
E vai ano e vem ano e as exposições anuais de orquídeas de Rio Claro tornaram-se internacionais. E, eu ali, ohhhh!, acompanhando todas as exposições.
Tentei saber o porque de Rio Claro ser sempre a invicta cidade na criação de orquídeas.
Tudo porque o seu clima e principalmente em junho, é o mês que interfere beneficamente na estrutura e na beleza das orquídeas.
Que coisa boa, meu Deus.
Agora sei que ao chegar os meses de maio-junho, as orquídeas espalhadas pelo jardim da minha casa ficam mais bonitas. É o ar da cidade que abençoa a beleza da flor.
Há alguns anos, lancei o apelido de Cidade Azul das Orquídeas para Rio Claro, durante o Jornal da Manhã da Rádio Excelsior Jovem Pan Sat. Muita gente gostou e adotou tal apelido. Até a prefeitura mandou plantar orquídeas nos jardins da cidade, em homenagem às orquídeas, durante a semana de comemoração do aniversário de Rio Claro.
Ao deixar a emissora radiofônica, o apelido da cidade voltou o ser o seco "Cidade Azul".
Fiquei triste porque qualquer cidade que tenha um céu azul se tornaria o seu apelido e não ouvi mais o nome das orquídeas, quando se falava em Rio Claro.
Entretanto, nesta manhã, recebo o programa oficial da Secretaria da Cultura de Rio Claro e logo abaixo estava o brasão da cidade e o seu respeitável apelido: a cidade azul das orquídeas.
Em seguida, fiquei sabendo que a atual administração municipal já adotou o novo apelido e os novos ônibus serão também estampados: cidade azul das orquídeas.
Que honra teria cada rio-clarense em saber que a sua cidade é a capital da mais bela flor do mundo.Não é mesmo?
O ideal seria plantarmos mais orquídeas pelos jardins, praças, etc, ou em nossas casas, para jamais nos esquecermos que Deus nos deu a felicidade de vivermos  numa bela cidade que agora terá, em definitivo,o apelido de ser a cidade azul das orquídeas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário