Hoje foi um dia muito especial para mim e para aqueles que acreditam no bem de Rio Claro.
Claro que todos nós, à vezes, determinamos ou qualificamos de especial algo que nos faça felizes e ficamos com tal acontecimento gravado em nossas mentes.
Tudo começou, há aproximadamente dois anos, quando eu procurei o prefeito da minha cidade informando que os estudantes universitários rio-clarenses poderiam ganhar o curso superior de medicina.
Posso garantir que aqueles que ouviram o que eu dizia não acreditaram na minha proposta. O prefeito aceitou a informação e tomou as primeiras medidas necessárias para que fosse iniciado o processo junto ao Governo federal para que Rio Claro tivesse a sua Faculdade de Medicina.
Deu trabalho. E dos grandes, mesmo!
Começaram as reuniões sobre o assunto e também a luta para cumprir o que o governo queria para, pelo menos, habilitar a cidade entre aquelas que poderiam ser contempladas.
Viagens e audiências foram inúmeras sendo que muitos achavam impossível este sonho.
Fiquei ao lado do prefeito e da sua equipe e procurei levar tudo o que eu sabia e conhecia para que o sucesso pudesse chegar na Cidade Azul.
Dúvidas surgiram e até trabalhos contrários foram feitos para Rio Claro não ter a faculdade.
Mantive os meus contatos em Brasilia e os que me atendiam incentivavam a continuar o trabalho. Tudo isso eu levava ao conhecimento do prefeito e ele estava sempre interessado na aprovação do curso superior de medicina em nossa cidade, mesmo sabendo das dificuldade que seriam encontradas.
Outras cidades vizinhas tentaram a mesma coisa porém, através de uma manobra bem elaborada, Rio Claro poderia ser uma das vencedoras. Fomos em frente. Nós acreditávamos. Conseguimos!
Para manter o curso superior de medicina foi indicada a Anhanguera Educacional. Como as vagas eram poucas, ela desistiu e surgiram outras entidades: a Anhembi Morumbi, o hospital Sírio Libanês e uma instituição de Belo Horizonte.
O Governo Federal recebeu muitos pedidos e recursos e a solução foi ficando adiada, adiada, adiada.
Eis que, agora, chegou a hora final.
No dia 27 de novembro de 2016, o Diário Oficial da União publicou que foi selecionada como mantenedora da Faculdade de Medicina de Rio Claro a Anhembi Morumbi.
Mesmo sabendo que isso acabaria acontecendo, fiquei em dúvidas.
É chegado o momento final: a transposição da fita de chegada.
Agora é partir para conclusão do que for necessário para que no início de 2017 sejam abertas as inscrições ao vetibular dos candidatos do curso superior de medicina de Rio Claro.
Podem ter certeza, até os que duvidavam desta conquista, que depois da aula inaugural, a cidade azul nunca mais será a mesma no campo do ensino universitário e os segmentos que serão abertos para a integração geral do desenvolvimento faculdade/ cidade estarão ligados para a felicidade do povo rio-clarense
Sinto-me realizado com isso.
E quem não está sentindo o mesmo?