quinta-feira, 28 de novembro de 2013

PROCEDIMENTO

                                                Aldo Zottarelli Junior

Palavra estranha esta que serve de título para estas notas.
Eu me lembro de tê-la ouvido, quando eu era um jovem metido a besta, ao enfrentar uma entrevista na busca do primeiro emprego.
- De acordo com o procedimento desta empresa, você será informado, através do correio. Boa tarde!
Confesso que a primeira coisa que fiz ao chegar em casa foi buscar no "Aurélio"o que significava a palavra procedimento. Encontrei:
Procedimento. 1.Ato ou efeito de proceder. 2. V. comportamento. Verifiquei o que seria esse tal efeito do ato de proceder. Ali estava escrito: "1. Originar-se. 2. Provir, descender. 3. Instaurar processo. 4. Levar a efeito; executar. 5. Comportar-se. 6. Ter fundamento." 
Pô meu! Êta palavrinha mais porreta. Ela serve para tudo.
Estou aguardando até hoje, 50 anos depois, a resposta do "cara"que me entrevistou e que pelo "procedimento da empresa" mandaria o resultado através do correio. Vou esperar até quando?
Posso declarar que ouvi outras vezes a expressão "procedimento da empresa" como uma espécie de saída ou fuga de quem ficava sem saber ou ter que explicar qualquer assunto.
Cresci e  o uso da palavra procedimento cresceu também.
Hoje, ela é explorada em todos os sentidos constantes nos seus significados impressos no dicionário. Ou seja, ela serve para tudo.
Recentemente, fui internado num hospital da Unimed para uma cirurgia onde seria usado um grampeador cirúrgico e uma carga de grampos. Está lá, no pedido do médico. Como o nosocômio não tinha o tal do grampeador cirúrgico, a diretoria adquiriu oito unidades e quatro cargas. 
Repito: para a minha cirurgia seriam usados apenas um grampeador e uma carga de grampos.  Suficientemente, suficientes!.
-E daí? - perguntei para a funcionária.
- O senhor terá que pagar o total da compra que o hospital fez.
- Mas como? O meu cirurgião vai usar apenas um grampeador e eu pagarei oito grampeadores? Isso é um disparate.
- Sinto muito. Mas é o procedimento da empresa.
Topo com o Eulálio, amigo de velhas aventuras, e comento esse absurdo vivido dentro do hospital da Unimed. Ele me disse que as reclamações são uma constante e  ninguém faz nada para corrigí-las, porque médico não é administrador de coisa alguma e Unimed é uma cooperativa de serviços de administração dirigidas por médicos e emendou:
- Corrigir por quê?
Fiquei pensando na reação desse meu amigo e tentei transportar o meu problema à nível nacional e entendi porque num país, como o Brasil, fatos como esse ocorrido no hospital da Unimed são comuns e tudo fica como está porque ninguém enfrenta, "cara a cara", qualquer procedimento empresarial. É uma espécie de fato consumado que  passou a ser normal no cotidiano das nossas vidas.
Daí, vem o desafio: quem não concordar com esse meu procedimento que apresente um procedimento melhor.
Tenho dito e feito!

O autor é educador, escritor e músico.
e mail. aldozottarellijunior@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário