O que é a verdade?
Engraçado como essa palavra é forte sob todos os aspectos para quem possa ouvi-la, porque se trata de algo que diz tudo e ao mesmo tempo não significa nada.
Para aquele que não acredita nem em si próprio a verdade não lhe diz nada. Tanto faz como tanto fez. Daí, ela não significar nada para tal pessoa.
Entretanto para quem pretende descobrir, a cada dia que passa, o que vai dentro de si, da sua cabeça e do seu corpo a coisa é bem diferente, porque esse tipo de pessoa está a procura da sua verdade. E somente ela poderá encontrá-la.
Aos que nada fazem e nem pretendem fazer qualquer coisa, o significado da verdade é diferente, se é que ela existe para eles. Então temos que ficar atentos para esse tipo de pessoa que, por não construir nada deverá, obrigatoriamente, seguir o caminho da destruição do que estiver pela sua frente. E, sem qualquer justificativa, age de maneira esquisita e diferente. Chega até a culpar a sua formação religiosa ou finge ser seguidor de alguma dessas que, pelo mundo, nascem e crescem sem qualquer objetivo construtivo para com a humanidade.
A verdade combate esse tipo de pessoa que se caracteriza de maus exemplos da pessoa humana e determina um canto inexpressivo e perigoso para ela - o da mentira!
Contra a verdade podem existir muitos que querem extermina-la, mas a prudência sempre será a arma todo humano contra os que pretendem destrui-la.
Você sabe mesmo o que é a verdade?
Aprofunde-se dentro de si e procure sentir se você é honesto consigo mesmo.
Pense nisso. Viu?
Se você não é sincero consigo, como pretende ser o divulgador da verdade para com os outros?
Difícil, não é?
Pois é! E pensar que todos nós chegamos, as vezes, a jurar que somos sinceros e falamos só a verdade. É bem possível que a verdade jurada venha a se transformar numa grande mentira porque ela irá depender do interesse de quem jurou. A verdade não se jura.Ela se faz. Se comete, sem compromisso algum.
Há, porém, a necessidade de uma reflexão sobre nós mesmos. Se fizermos isso, diariamente, estaremos descobrindo um caminho mais firme, sólido e com poucos obstáculos, para chegarmos ao destino que escolhemos. Pode ser que, daí em diante, nasça em cada um de nós a verdade e,então, seremos justos e racionais com nós mesmos e com tudo o que existir. Ao acreditarmos, com sinceridade, na força e na capacidade de nós mesmos, poderemos ter a certeza de que estaremos construindo um mundo melhor e mais saudável. Tudo depende de cada um.
A mentira e o disfarce são armas do inimigo que também temos dentro de nós e que só aparecem quando nos sentimos fracos e oprimidos. Cuidado! Esse é o grande grito de alerta.Muita atenção!
Então, porque não procurarmos somente a verdade e a utilizamos para vencermos os percalços que a vida que traçamos para nós seja a melhor. Lembrem-se: nós fazemos e construímos as nossas vidas independente dos que nos cercam e opinam sobre nossos ouvidos. Onde quer que estejamos podemos fazer isso.
A verdade e a força de cada um está dentro de cada um. Apenas não devemos nos esquecer disso, jamais Nunca!
Não é mesmo?
A verdade é uma questão central na antropologia também...e olha que Aristoteles e Nietzsche já debatiam esse tema há muito tempo, aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Verdade
ResponderExcluirAdorei o texto, muitos beijos!!!