domingo, 11 de setembro de 2011

COMPARACOES

Um domingo diferente para a humanidade. 10 anos se passaram para um ato de terror que veio e mudou o curso do mundo,  usando Nova Iorque como cenário. A história vai marcar para sempre aquela cena. Jamais ela será esquecida.
Sai da minha missa dominical, onde orei pelos que morreram naquela trajedia e me sentei num dos bancos da praca, em frente da igreja.  Pensei no povo norte-americano que pagou muito caro pela  incompetência e pela arrogância de um presidente texano chamado George Busch Junior e os seus assessores que nunca sentiram os atos do terror e da guerra. Com excecao do ataque dos avioes japoneses  em Pearl Harbor,  no Pacifico, há sessenta anos. Dizem até que esse presidente fugiu de uma convocação militar. Foi mesmo?      
Hoje, os norte-americanos choram e sentem um aperto em seus corações. E triste lembrar disso. Muito triste.
Alguém, que vive em Nova Iorque, me disse que apesar de tudo o que acontece naquele pais como: atentados, furacões,  falta de empregos, gerando um grande número de desempregado e até de pedintes pelas ruas, crise financeira aumentando o custo de vida, frio e neve que judiam da saúde, etc,etc,etc, ainda compensa tentar ganhar a vida por aqueles lados.
Involuntariamente, vem a mente uma comparação com este Brasil varonil.
Aqui é diferente.  Não temos atentados terroristas mas temos incursões dos traficantes, principalmente nos bairros e lugares onde habita a classe pobre. O que e pior?
Nao temos furacões mas temos chuvas que inundam e matam. Não temos terremoto que matam e destroem cidades mas apenas algumas cócegas em nosso solo  sem prejuízo ou mortes Nao temos a falta de empregos mas temos a mania de nao querermos trabalhar porque o governo populista nos paga para isso. E reclamamos do descanso semanal e das férias. Não temos a neve e o frio que judiam dos nossos corpos mas temos um servico de saúde que não funciona e só sabe gastar o nosso rico dinheirinho. Não temos guerra. Somos pacíficos por natureza. Entretanto o  nosso campo de batalha está nas ruas, onde os bandidos estão dando uma "lavada" em cima da nossa policia que, por incrível que pareça, luta e não consegue as verbas suficientes para se equipar e nos defender.  Mas, os nossos políticos tem os seus mensalões para gastarem o dinheiro que deveria ser destinado a saúde, educação e segurança.  E dai em diante, as comparações acontecem e vamos chegar a conclusão que poderá ser preferível viver ameaçado em Nova Iorque do que sambar pela avenida e sofrer os prejuízos que nós, o povo, sofremos por culpa de um mal governo. E não é de hoje. Há muitos anos! 
Esse povo paga por tudo. Para se ter uma idéia, a nossa presidente garante que vai conseguir aprovar no Senado da República uma nova lei do imposto sobre movimentação financeira. Ela diz que esse tributo será destinado ao Ministério da Saúde. Da mesma maneira com fizeram isso antes e o dinheiro nunca chegou a Saúde Pública. Porém chegou aos mensalões do último governo federal e a presidente nao sabe como esconder. Nem tentando empurrar a sujeira da podridao de uma corrupcao que todos conhecemos, em baixo do tapede da  moral e da dignidade. Perece que essa dignidade o povo brasileiro esta perdendo.
Um basta a tudo isso ja tinha que ter acontecido e não aconteceu. E bem possível que,  através das redes sociais, um movimento de protesto contra a corrupção e a bandalheira possa ganhar sucesso.
Caso contrario, fico a meditar o que seria pior : viver sob os atos do terror nos EUA, ou continuar a viver neste Brasil, onde a corrupção  desenfreada  suga e castiga o nosso povo? 
Não  mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário