Também pudera, um resfriado adoidado tomou conta dos cantos, imperando, sem constrangimento, os que vivem na minha casa.
Ao reclamar, com um amigo, via internet, a resposta veio direta: é a fase!
Fase? Que fase?
Mesmo sem qualquer explicação, foi essa fase que mandou a brasa com direito a febre, xaropes e analgésicos. E à tarde, o Coringão perdeu para a Baleia. Bem feito! A febre aumentou a . . . fase.
Abasteceu a Globo nos anos 60? |
Não se caminha um único passo na comunicação social do Brasil, sem antes pedir as bençãos e a aprovação do pessoal da Globo.
Os horários nobres da TV foram conquistados de tal maneira que hoje em dia eles estão amarrados com a programação dessa emissora.
A partir das 17 às 22 horas, com um hiato rápido para o Jornal Nacional, a Globo é campeã de audiência com suas tele-novelas que todos assistem. Sejam pessoas adultas ou crianças. Até parece uma epidemia da eletrônica alastrando, a todo momento, sobre os telespectadores brasileiros.
O bauruense Walter Clark, aliado ao Boni (pai) mudaram os hábitos dos brasileiros assistirem a TV.
Ganharam de tal maneira que, calcula-se, durante muitos anos pela frente, essa liderança ainda irá reinar. E como!
BONI |
WALTER CLARK |
As suas novelas seguem uma atrás das outras e, assim, o telespectador permanece no mesmo canal decorando cada um dos seus enredos e estórias e comentando com os seus vizinhos e amigos. Em todos os lugares de qualquer cidade brasileira, os capítulos das novelas da Globo são discutidos e comentados. Se qualquer uma delas estiver na sua fase final, a audiência aumenta de tal maneira que todo mundo fica vidrado, tentando adivinhar o que irá acontecer.
Não há vacina para esse tipo de subserviência televisiva. Somos todos dependentes da Globo.
Mascotes esportivos da Globo |
Muita gente tentou criticar e pedir as mudanças da sua programação de acordo com os interesses e necessidades da sociedade brasileira. Que nada! Na Globo é assim e estamos conversados.
O pior é que em alguns dos programas da Globo, especialmente as novelas, presencia-se uma falta de respeito aos valores morais normais, demonstrando críticas indiretas a esses valores e até firmando a apologia do tráfico de drogas e outras nojeiras.
A turma do sexo duvidoso, por força de alguns autores gays das novelas, ganhou espaço diário e muitas crianças assistem assustadas, enquanto que as suas mães se divertem com os gestos e palavras do personagem gay e não percebem o que acontece a sua volta. Qual seria a intenção disso acontecer nas novelas da Globo? Alguém sabe?
O fator Globo é determinante nas mudanças de comportamento daqueles que assistem seus programas.
15 minutos de fama? |
Surge, então, a pergunta: qual seria o segredo do sucesso do BBB?
A imaginação, seria a resposta.
Ela é a grande aliada da Globo nessa espécie de programa, transformando o telespectador em artista co-adjunvante, sem que ele perceba. Por isso, talvez, estamos assistindo o décimo segundo programa e já se anuncia o décimo terceiro para o próximo ano.
Sucesso é sucesso! Não se discute.
Haja paciência e fôlego para tanto.
Entretanto, podem ter a certeza que o BBB-13 terá a maior audiência da programação global. Essa mesma programação que faz o brasileiro esperar, torcer e viver diariamente, com os olhos bem abertos a procura de alguma sacanagem dos brothers na tela da Globo.
Esse programa foi, é e será o cartão de apresentação daquela que é considerada a maior emissora da TV brasileira.
Alguém ainda duvida?
Nenhum comentário:
Postar um comentário