terça-feira, 6 de março de 2012

BBB - O CARTÃO DE UM CANAL DE TV.

Este final de semana foi muito proveitoso e relaxante. Todo mundo ficou na cama!
Também pudera, um resfriado adoidado tomou conta dos cantos, imperando, sem constrangimento, os que vivem na minha casa.
Ao reclamar, com um amigo, via internet, a resposta veio direta: é a fase!
Fase? Que fase?
Mesmo sem qualquer explicação, foi essa fase que mandou a brasa com direito a febre, xaropes e analgésicos. E à tarde, o Coringão perdeu para a Baleia. Bem feito! A febre aumentou a . . . fase.
Abasteceu a Globo nos anos 60?
Por falar em fase, vocês conhecem fase maior do que aquela que a TV Globo vem conquistando desde 1964? Dizem que ela começou com a proteção e o abastecimento financeiro da TIMES-LIFE, de Nova Iorque. Será? Se foi, ela soube tirar proveito dessa oportunidade e, em menos de quarenta anos, é a atual dona da opinião do povo brasileiro. Ela diz e o povo respeita!
Não se caminha um único passo na comunicação social do Brasil, sem antes pedir as bençãos e a aprovação do pessoal da Globo.
Os horários nobres da TV foram conquistados de tal maneira que hoje em dia eles estão amarrados com a programação dessa emissora.
A partir das 17 às 22 horas, com um hiato rápido para o Jornal Nacional, a Globo é campeã de audiência com suas tele-novelas que todos assistem. Sejam pessoas adultas ou crianças. Até parece uma epidemia da eletrônica alastrando, a todo momento, sobre  os telespectadores brasileiros.
O bauruense Walter Clark, aliado ao Boni (pai) mudaram os hábitos dos brasileiros assistirem a TV.
Ganharam de tal maneira que, calcula-se, durante muitos anos pela frente, essa liderança ainda irá reinar. E como!
BONI
WALTER CLARK
Mesmo  com a concorrência de alguns canais de TV, de propriedade de igrejas com muito dinheiro, querendo competir, a coisa não muda. Pode ser que apareçam ataques desenfreados, numa espécie de briga absurda pela concorrência, mas a Globo, ainda deverá permanecer  invencível. Impressionante!
As suas novelas seguem uma atrás das outras e, assim, o telespectador permanece no mesmo canal  decorando cada um dos seus enredos e estórias  e comentando com os seus vizinhos e amigos. Em todos os lugares de qualquer cidade brasileira, os capítulos das novelas da Globo são discutidos e comentados. Se qualquer uma delas estiver na sua fase final, a audiência aumenta de tal maneira que todo mundo fica vidrado, tentando adivinhar o que irá acontecer.
Não há vacina para esse tipo de subserviência televisiva. Somos todos dependentes da Globo.
Mascotes esportivos da Globo
Como esse canal depende de seus anunciantes poderosos para continuar com tal prestígio, que se danem outros fatores que poderiam exigir da Globo mais respeito e interesse social nos seus horários. Assim, um jogo de futebol só terá a sua imagem transmitida pela Globo quando ela quiser, não interessando qual seja o horário. A Globo é quem manda. E manda mesmo! Nem criando mascotes esportivos como destaques ela leva algo mais a sério do que as suas novelas. Para melhor entender, são as novelas da Globo que tem a prioridade porque o marketing da emissora determina. O esporte fica para o segundo ou terceiro plano. Só se interessa pela Copa do Mundo de Futebol, com exclusividade. Ela paga muito por isso, porque faz parte dos seus planos de ganhar audiência.
Muita gente tentou criticar e pedir as mudanças da sua programação de acordo com os interesses e necessidades da sociedade  brasileira. Que nada! Na Globo é assim e estamos conversados.
O pior é que em alguns dos programas da Globo, especialmente as novelas, presencia-se uma falta de respeito aos valores morais normais, demonstrando críticas indiretas a esses valores e até firmando a apologia do tráfico de drogas e outras nojeiras.
A turma do sexo duvidoso, por força de alguns autores gays das novelas, ganhou espaço diário e muitas crianças assistem assustadas, enquanto que as suas mães se divertem com os gestos e palavras do personagem gay e não percebem o que acontece a sua volta. Qual seria a intenção disso acontecer nas novelas da Globo? Alguém sabe?
O fator Globo é determinante nas mudanças de comportamento daqueles que assistem seus programas.
15 minutos de fama?
O humorístico-sexual-crítico chamado de BBB conquistou o telespectador brasileiro ao mostrar rapazes sarados e garotas gostosas  em detalhes com os seus corpos ou cobrindo-os, quando abraçados, embaixo dos edredons copulosos e enganadores. Até denúncia de sexo forçado e não consentido já aconteceu. É querer aparecer muito. Mas quem aparece é a Globo e eles não sabem. Todos buscam a oportunidade de ver a sua imagem na telinha ou ganhando os seus quinze minutos de fama. Nota-se, ainda, que sempre há algum participante bambi  conquistando os telespectadores, com suas tiradas engraçadas ou falando frases sem expressão aceitável.
Surge, então, a pergunta: qual seria o segredo do sucesso do BBB?
A imaginação, seria a resposta.
Ela é a grande aliada da Globo nessa espécie de programa, transformando o telespectador em artista co-adjunvante, sem que ele perceba.  Por isso, talvez, estamos assistindo o décimo segundo programa e já se anuncia o décimo terceiro para o próximo ano.
Sucesso é sucesso! Não se discute.
Haja paciência e fôlego para tanto.
Entretanto, podem ter a certeza que o BBB-13 terá  a maior audiência da  programação global. Essa mesma programação que faz o brasileiro esperar, torcer e viver diariamente, com os olhos bem abertos a procura de alguma sacanagem dos brothers na tela da Globo. 
Esse programa foi, é e será o cartão de apresentação daquela que é considerada a maior emissora da TV brasileira.
Alguém ainda duvida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário