segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A FRAUDE NOSSA DE CADA DIA

A capacidade mental do cidadão brasileiro deve ser superior aos dos demais colegas de outras nacionalidades. Mas como eu cheguei nessa conclusão? Eu explico.
Para tudo que se inventa neste planeta, sempre há uma pontinha aberta para que os expertos possam  dar o seu  pitaco.  E eles não perdem essa oportunidade por dinheiro algum.
A história da humanidade tem nos mostrado que, para uma coisa boa e certa nascem inúmeras outras ruins e erradas. Esse fenômeno é conhecido como oportunidade de agir.
Pensando na oportunidade de agir
Se essa oportunidade nos é dada a cometê-la, é bem possível que em decorrência disso, algo irá aparecer ou nascer. Sim, eu digo nascer porque o nascimento de um bebê é fruto ou consequência de uma ação inicialmente oportunista, transformada em prazer e depois de nove meses, entre tapas e beijos, no nascimento  da figura não projetada daquele ato oriundo de uma oportunidade de agir.
Quando eu afirmo "entre tapas e beijos", refiro-me sobre a recusa e a aceitação dos que cometeram o ato previsível, mas descuidado.  O meu amigo,  Zé Galinha afirmaria, com certeza: "porque não pararam um segundo antes?"  Pois é! O bem bom já estava feito.
A oportunidade de agir está em cada um de nós. Quando ela se refere a uma descoberta magnífica, o seu descobridor torna-se alguém importante para a própria humanidade. 
Dizem que Colombo, ao colocar um ovo em pé, batendo com ele sobre a mesa, não esperava que aquele ato teria as consequências impressionantes para toda a humanidade.  A primeira foi ter que limpar a sujeira cometida com a clara e a gema que saíram daquele ovo espalhadas sobre a mesa. As consequências seguintes, a partir de agora, ficam a critério de cada um pensar sobre o assunto. Pensem a respeito. Aliás, vocês já pensaram  como colocar um ovo em pé, usando o método de Colombo? Nem tentem. Terão que limpar a sujeira que irão fazer. Com certeza! 
Leio no Estadão que há uma falha de segurança que permite fraudar o bilhete único para o uso do transporte coletivo da capital paulista, considerado infalível!
Vamos fraudar?
Como coisa que isso não iria acontecer por aqui. Pô, meu,  se já aconteceu e acontece em diversos países alguma fraude em bilhete único, porque é que na São Paulo da Garoa não iria acontecer também?
Quem descobriu a fraude foi um pesquisador que enviou às autoridades competentes nesse assunto as informações sobre como proceder na correção do ato fraudulento que segundo ele, poderá ser cometido em apenas cinco segundos. É só cronometrar!
No país das fraudes, uma a mais ou a menos não faz diferença alguma.
Porém se essa fraude continuar a ser cometida, o prejuízo será enorme para os cofres municipais paulistanos. que deixariam de arrecadar mensalmente 310 milhões de reais.  São milhões que não acabam mais. Contem nota a nota e verão.
Quantas salas de aula e leitos hospitalares poderiam ser construídos com esse dinheiro?  
 O bilhete único paulistano é o segundo maior sistema de bilhetagem eletrônico do mundo. Só perde para Hong Kong. Para corrigir a fraude e tentar evita-la, deverão ser trocados mais de 25 milhões de bilhetes ativos durante este ano. É trabalho para muita gente e muita  gente ainda irá fraudar o que já está fraudado. Vocês duvidam? Esperem para ver. A fraude corre nas veias dos brasileiros. Né não?
Esquecemos sempre que vivemos num país onde a fraude tem marca registrada, sendo desenvolvida em todo os setores? E como!
Terra da Santa Cruz
Se hoje, fraudam o bilhete único do transporte coletivo da cidade de São Paulo, considerado pelos experts em segurança como infalível, imaginem o que virá ainda à nossa frente nesta Terra da Santa Cruz, que de santa só prevalece no nome da cruz. Assim, é bem possível que a oração mental do brasileiro continuará iniciando com a frase:
"A fraude nossa de cada dia. . ."

Nenhum comentário:

Postar um comentário