Há, na história universal, uma frase dedicada a Cesar, o Imperador Romano que diz: "A Cesar o que é de Cesar". E, assim, as suas conquistas cresciam e fizeram de Roma a capital do mundo, com poder e justiça.
Tudo o que é conquistado tem o seu valor e o seu reconhecimento. Assim é a vida, e com ela nós caminhamos eufóricos com as nossas conquistas e tristes quando perdemos.
Roma sempre venceu e a euforia do seu povo foi tão grande que seus dirigentes não perceberam que um dia a casa pudesse cair. E caiu! Não muito, mas o suficiente para a história denominar essa queda algo como "A era e a queda do Império Romano". E assim foi. e assim caminha a humanidade, diriam uns e outros.
Na noite de ontem, quarta feira,no Rio de Janeiro, aconteceu a escolha dos melhores da música popular brasileira.
Vários setores da nossa música foram abordadas, como aqueles onde estão compositores, arranjadores, melhor canção, revelação, canção popular, MPB, Pop/Rock/Reggae/Hipop/Funk, Instrumental, Regional, Samba e Albuns Especiais. É prêmio para ninguém botar defeito e, por isso mesmo, o mais ambicioso para qualquer profissional da música brasileira. O mais aguardado do ano.
Entre os premiados na área instrumental, aparece um concorrente, notável pianista brasileiro, rio-clarense, residente há mais de 35 anos em Nova Iorque, apoiando na parceria dos arranjos de um baterista também brasileiro notável, e lançaram o CD "The Art of the Samba Jazz". Os nomes desses músicos são conhecidos nesta Cidade Azul das Orquídeas: Dom Salvador e Maurício Zottarelli
Ambos trabalharam e muito para que o CD estivesse perfeito para ser oferecido ao público exigente deste tipo de musica onde há a mistura perfeita da bossa nova e do samba brasileiro com o jazz note-americano
No ano passado, durante o Copa Jazz, no Teatro do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro,Dom Savador veio com o seu sexteto e apresentaram o ensaio desse CD, sendo aplaudidos em pé pela enorme platéia que assistia aquele festival. Daí, para ser indicado para o 23 Premio da Musica Popular Brasileiro foi um pulo, apesar de Salvador residir nos EUA. E talvez tenha sido mesmo um dos pouquísimos concorrentes residentes,trabalhando e compondo no exterior. Isso aumenta mais ainda o crédito de Salvador e toda a sua vida voltada ao amor à musica brasileira.
As composições contidas nesse trabalho do "Tuim" assessorado nos seus arranjos pelo Mauricio, é obra para ficar para a história da música internacional e sempre será lembrada como fazer e interpretar musicalmente um sentimento que somente o samba-jazz pode fazer. Salvador conseguiu. Mais uma vez!
Ao proclamar o seu nome como vencedor do prêmio instrumental deste ano, a platéia presente naquele local e que aguardava o nome do vencedor, se levantou e aplaudiu em pé o grande Salvador que, emocionado,són soube dizer " Obrigado!" Não conseguiu falar mais nada. Ficou mudo. Era um trabalho feito por ele, em Nova Iorque, que estava sendo reconhecido no Rio de Janeiro ou melhor em todo o Brasil.
Eu conheço o "The Art of Samba Jazz" . Desde as músicas escolhidas até o trabalho de arte feita aqui em Rio Claro, pelo Daniel Corso da Encena, nos mostra a perfeição de tudo o que encontramos neste CD. Tudo perfeito! Sexteto maravilhoso sendo inesquecíveis as performances de seus músicos, entre eles o saxofonista rio-clarense Rodrigo Ursaia. A grande surpresa é a faixa onde a apresentação da música de estudos "Marcheta"é feita tão somente pelos dois: Dom Salvador e o seu piano e Mauricio e a escovinha da sua bateria. Sou suspeito para opinar. Mas está impressionante e nos leva a entender o que é realmente significa a alma do samba jazz.
Dom Salvador já me informou que está negociando a comercialização da "The Art of the Samba Jazz" para o Brasil e, dentro de pouco tempo, as casas especializadas em CDs estarão oferecendo esta obra-prima que ficará na história da musica brasileira.
Ele está acertando para o fim do ano uma nova apresentação no Copa Fest, no Rio de Janeiro e outras apresentações em São Paulo e Belo Horizonte.
Seria ótimo se ele viesse se apresentar aqui na sua terra natal.Não seria?
Então poderemos provar que é do Salvador o que foi de Cesar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário