quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A ESQUiNA E O SEU LEMA.

Toda cidade tem, pelo menos, uma esquina. Aliás, várias esquinas.
A esquina que eu cito não é apenas a resultante da junção de duas ruas ou duas avenidas ou,ainda, uma rua e uma avenida. Não é bem assim. E maior que isso.
Para se ter uma idéia essa "esquina" é um local onde poderá estar instalado um bar, uma lanchonete, uma loja, uma pastelaria, um restaurante, etc.
"E daí?'- um distraído poderia perguntar.
Daí, uma ova. A esquina é o local onde pessoas se encontram, todos os dias, para um rápido bate papo sobre qualquer assunto.
Um amigo me dizia que a esquina é o local onde você chega sem saber nada e sai sabendo menos. Será?
É bem possível. E ponha possível nisso!
Nesse local, há encontros que obedecem determinados horários. Tem a turma das sete horas,das oito, das nove, das onze e das catorze. Depois dessa, o expediente está fechado. Só se algum fato, que não pode esperar o dia seguinte para ser divulgado, deva ser anunciado às pressas, pelo bem da nação, ou melhor, da esquina.
Esquina é assunto sério, por isso, ela merece ser respeitada. E como!
Ali se resolvem os problemas da cidade e do mundo.
Platão, Aristóteles, Confúcio, Pitágoras, Heráclito, Buda, Maomé, Bin Laden, Hitler, Lula, Pelé. Neymar, Cielo,  Bernardinho, Dilma, Obama,etc, são os principais filósofos e pensadores citados diariamente naquele local, onde um cafezinho é sempre recomendado para acompanhar as blasfêmias e invenções palavreadas ou adoçar a saliva dos mentirosos, gozadores ou contadores de "causos".
O carnaval e assuntos semelhantes ficam pra depois. Para a hora oportuna, porque se trata de algo sério para a esquina. Talvez o mais sério de todos. Os que dizem respeito a mulherada do pedaço estão livres se alguma  popozuda passar pela esquina.
Ao levar um amigo para conhecer a minha turma da esquina, ele saiu impressionado com as conversas e discussões que se apresentaram . Quando terminou horário da minha turma,  saímos da esquina e ele opinou:
"Gostei! Impressionante, mas todos os problemas do mundo foram resolvidos, num instante, naquela esquina."
"Só os de hoje. Amanhã, tem mais."Alertei.
Assim é a esquina ou suas cópias em qualquer cidade do interior brasileiro. Quem participa das suas turmas não costuma faltar às reuniões porque ela são interessantes, divertidas e . . . deixa pra lá!
É bem possível que alguma tragédia, quando realmente acontece, ocupe a discussão do dia.
Para se ter uma noção do alto nível das discussões dos esquineiros, um deles afirmou que o atentado sobre as duas torres de Nova Iorque foi feito pelos russos que querem reiniciar a guerra fria.  Outros afirmavam que foram os coreanos do norte. "Foi o governo da China", afirmou o professor Estanislau. "Sái dessa Lalau. É coisa encomendada por Fidel. É vingança da invasão da Baia dos Porcos".  E assim, a coisa cresceu de tal maneira, que ao sair da esquina, ninguém acreditava que o ato de terror havia sido cometido pelo Al Qaeda. Nem a televisão mostrando e afirmando o autor do atentado.É mole?
Se a esquina não concordou a coisa complica e fica sem credibilidade.
Na esquina o mundo nasce a todo instante. Os boatos se transformam em verdades e as verdades em mentiras. Fazer o quê.
Tabefes, às vezes, ocorrem na esquina. Os motivos são os mais variados.
Um deles aconteceu com um delegado de polícia que, ao avistar um jornalista, partiu pra cima e lhe deu uns tapas bem dados, porque ele lhe ofendeu publicando fofocas e mentiras  num do jornais da cidade.
Todos os tabefes registrados na esquina tem suas razões e ficam firmados na história da esquina. Um deles, o cara começou apanhando dentro do bar da esquina e só parou de apanhar quando já estava no meio da rua. Toda a turma da esquina apoiou e aplaudiu o agressor porque  agredido merecia, há tempos, algo parecido, porque só falava mal da vida dos outros e dos esquineiros, também Pau nele!
"É isso aí", diria um esquineiro e completava, "na esquina também se faz justiça!"
Não sei se há essa tal  justiça na esquina. Entretanto, nesse lugar sagrado, onde tudo se comenta é possível aumentar as batidas do coração dos cardíacos, aumentar a taxa de glicose nos diabéticos, além de ocasionar as reações desagradáveis dos que não conseguem controlar a micção. Há, também,  o tal  do "alemão" apelido do Alzeimer, que começou a tomar conta de vários alunos das turmas da esquina.. Seja verdade ou mentira. Boato ou não. Nascimento ou falecimento. Hospitalização ou não. Bandido ou mocinho. Feia ou bonita. Rico ou pobre. Corintiano ou anti corintiano. Tudo é comentado na esquina. Talvez por isso, também, é que sentimos no pulsar rápido e rasteiro do sangue em nossas veias uma esperança real e maior de vida. E daí, passamos a acreditar mais ainda nela e na cidade.
"Na cidade?"
"Não!  Na esquina!"
e'E isso aí! Eu estava me esquecendo. São quase onze horas, e a minha turma da esquina está chegando para a nossa reunião diária.
Preciso ir! Ninguém pode faltar porque não fará falta alguma para quem estiver presente.
Este é o lema.
Não é mesmo?    

Nenhum comentário:

Postar um comentário